E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Serra irá ensinar educação de trânsito nas escolas, preparando a próxima geração de motoristas

Compartilhe:
Compartilhe:

Foi encaminhado à Câmara Municipal da Serra o Projeto de Lei que institui o “Programa Transitando” como parte integrante do currículo escolar da rede pública de ensino. A proposta, de autoria da Prefeitura da Serra tem como objetivo promover ações didático-pedagógicas voltadas à educação para o trânsito, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

De acordo com o texto do projeto, o programa será desenvolvido de forma transversal, integrando a temática do trânsito aos componentes curriculares já existentes. Entre as ações previstas estão atividades lúdicas, visitas técnicas, aulas de campo, capacitação de professores e a articulação com datas comemorativas relacionadas ao trânsito.

A proposta está alinhada ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que estabelece metas para a inclusão da educação para o trânsito nas escolas brasileiras até 2028. Também está em conformidade com o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina que a educação para o trânsito seja promovida desde a pré-escola até o ensino médio.

O projeto afirma que não haverá impacto financeiro para o município, uma vez que as ações serão executadas com estrutura já existente, como os agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito.

Entre os principais objetivos do programa estão a promoção de atitudes responsáveis no trânsito, o estímulo à mobilidade segura e sustentável e o fortalecimento dos valores de respeito, empatia e solidariedade entre os alunos.

O projeto consta no Expediente do Dia da sessão dessa quarta-feira (02) e assim que for lido, estará apto a ser votado. Se aprovado pelos vereadores, o Programa Transitando passará a integrar oficialmente o currículo da rede municipal de ensino e poderá contribuir para a formação de uma nova geração de condutores e pedestres mais conscientes.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é jornalista, publisher e sócio-diretor do Jornal Tempo Novo, veículo fundado em 1983 na Serra (ES) e referência na cobertura da Serra e da Grande Vitória. Conduziu a transformação digital do jornal, que em 2025 foi eleito o melhor site estadual de notícias no Brasil Publisher Awards. No portal, assina a coluna Mestre Álvaro, com análises sobre política, economia, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente, sempre com leitura crítica dos fatos e apoio em dados. Formado em Administração pela Ufes, é autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024). Recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins e a Comenda Augusto Ruschi, da Assembleia Legislativa do ES, e a Comenda Nelson Mandela, da Câmara Municipal da Serra. Com leitura crítica dos fatos e uso de dados públicos, acompanha de perto a gestão municipal, as eleições e os temas que mexem com o dia a dia de quem vive na Serra. É autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024), uma reconstituição jornalística da trajetória do município.

Leia também