
As equipes de saúde da Serra, neste sábado (4), vão realizar o primeiro mutirão pré-cirúrgico do ano das 8h às 15 horas no Sine municipal, situado no primeiro andar do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.
De acordo com as informações divulgadas, o mutirão terá o foco em 700 pacientes adultos previamente agendados. A meta é de acelerar a fila de pacientes que estão aguardando para cirurgias de vesícula e de hérnia umbilical.
A mobilização vai contar com consulta com enfermeiros, que vão solicitar e agendar a realização dos exames pré-operatórios, como sangue, ultrassonografia, além do risco cirúrgico com cardiologista, que serão realizados na rede municipal de saúde. Assim, o caminho que separa o momento do diagnóstico até a realização da cirurgia será encurtado de três a quatro meses.
Neste momento, cerca de 2.400 pacientes aguardam pelos procedimentos, que são realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o Governo Estadual. Grande parte dessa demanda é reflexo da pandemia da Covid-19, momento em que os procedimentos eletivos precisaram ser suspensos, represando o fluxo.
Unidades de Saúde são os primeiros acessos
Vale a pena ressaltar que a porta de entrada para o serviço continua sendo a Unidade de Saúde (US), ou seja, as pessoas que participam dos mutirões já estão com os encaminhamentos para as cirurgias eletivas em mãos, emitidos pela equipe da US.
O próximo mutirão já tem data marcada
O próximo mutirão já tem data marcada, e será voltado para cirurgia vascular. A ação será no dia 08 de fevereiro, também a partir das 8 horas, na Secretaria de Saúde da Serra, localizada no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. O objetivo é preparar 350 pacientes.