
Neste sábado (29), haverá vacinação sem agendamento em diversos pontos da Serra, entre eles, o shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras e algumas unidades de saúde da cidade.
A multivacinação é destinada para bebês até adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Trata-se de uma ação de atualização de cartão. Uma oportunidade para colocar a caderneta dos pequenos, e não tão pequenos, em dia.
Para crianças estarão disponíveis os imunizantes contra a Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
+ Serra vai abrir concurso com 80 vagas para agentes de trânsito e salário de até R$ 5 mil
Leia também
Já para os adolescentes, serão aplicadas doses contra doenças como HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Vale a pena reforçar, que, as campanhas da Multivacinação e vacinação contra a Poliomielite vão até o dia 31 de outubro.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
No Shopping Montserrat, a vacinação acontecerá das 9h às 17 horas, no L3. Excepcionalmente neste domingo (30), devido ao segundo turno das eleições, não haverá vacinação no shopping.
Já das 8h às 16 horas, a imunização será nas Unidades Regionais de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe e Novo Horizonte. Nesse mesmo período, estarão abertas as Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida e Nova Carapina II.
+ Shopping da Serra promove festival de cinema e caça aos doces em evento de Halloween
CoronaVac
A vacina CoronaVac está esgotada tanto no município quanto no Estado. Por isso, neste momento, não será possível vacinar contra a Covid-19 as crianças de três a quatro anos e todos aqueles que precisam da D2 desse imunizante.
A Secretaria de Saúde da Serra orienta as famílias que aguardem a chegada da vacina, já que não há liberação para utilizar outro laboratório para D1 em crianças de três a quatro anos e todos aqueles que precisam da D2 desse imunizante.
Poliomielite
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus. As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não têm cura. As principais são:
- Pé torto
- Crescimento diferente das pernas
- Osteoporose
- Paralisia de uma das pernas
- Paralisia dos músculos da fala e da degustação
- Dificuldade de falar
- Atrofia muscular
A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas. Nossa meta mínima de cobertura é de 95% desse público-alvo, no entanto, na Serra, está em 50%.
