E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Serra apresenta plano de contingência para enfrentar possíveis impactos do El Niño

Compartilhe:
Ventos fortes Ondas Marinha Frente Fria
Crédito: Gabriel Almeida | Arquivo Tempo Novo
Compartilhe:

A Prefeitura da Serra apresentou, na última quinta-feira (6), um Plano de Contingência para preparar o município para possíveis impactos provocados pelo fenômeno climático El Niño. O documento estabelece medidas para situações como chuvas intensas, alagamentos, inundações e períodos de estiagem.

A apresentação ocorreu durante uma reunião no gabinete do prefeito Weverson Meireles e contou com a participação da vice-prefeita Gracimeri Gaviorno, do coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Maurício, do secretário de Meio Ambiente e dos demais integrantes do secretariado.

Elaborado de forma integrada pela Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais órgãos da administração municipal, o plano estabelece estratégias para quatro etapas: prevenção, preparação, resposta e recuperação diante de possíveis eventos climáticos extremos.

A partir da apresentação, cada secretaria terá 45 dias para elaborar um plano de ação específico, com as medidas que serão adotadas dentro de sua área de atuação.

Durante a reunião, o coordenador da Defesa Civil, coronel Maurício, apresentou o protocolo operacional que será seguido pelo município. O documento define os fluxos de atuação, as responsabilidades de cada órgão e os procedimentos que deverão ser adotados em situações de emergência, com o objetivo de garantir uma resposta mais rápida e organizada.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo o prefeito Weverson Meireles, a iniciativa busca antecipar medidas para reduzir os impactos de possíveis eventos climáticos.

“Estamos nos antecipando à crise porque a melhor gestão de desastre é evitar que ela aconteça. E é exatamente por isso que nós começamos a agir antes”, afirmou.

O prefeito também destacou a integração entre as secretarias municipais. “Esse trabalho mostra a união da nossa equipe e a capacidade do município de agir de forma organizada para minimizar impactos e preservar vidas”, disse.

Com a implantação do plano, as secretarias municipais deverão colocar em prática as estratégias definidas para ampliar a capacidade de resposta da cidade. A proposta é garantir que o município esteja preparado para agir com rapidez e segurança diante de possíveis ocorrências relacionadas às condições climáticas.

A Defesa Civil Municipal continuará monitorando as condições meteorológicas e emitindo alertas quando houver necessidade. O órgão também seguirá coordenando ações preventivas em conjunto com as demais secretarias, com foco na redução de riscos e na proteção da população.

O Plano de Contingência também permitirá o acompanhamento contínuo da evolução do cenário climático, a integração das ações entre os órgãos municipais e a definição de prioridades em situações de prevenção, resposta e recuperação.

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também