Sem casa nem aluguel social, famílias da encosta Reis Magos cobram solução | Portal Tempo Novo

Serra, 15 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 27 de agosto de 2018 às 14:13

Sem casa nem aluguel social, famílias da encosta Reis Magos cobram solução


 

O presidente do bairro, Sérgio Paulo, mostra o pedido de socorro escrito pelos moradores em um muro de uma das casas que desabou. Foto: Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Um problema se arrasta há anos, que já expulsou moradores e deixa outros que permanecem na região em risco: a encosta da Igreja Reis Magos em Nova Almeida. Quem ainda mora perto do barranco que fica na Rua José Belarmino Sobrinho convive com o perigo. Partes da ribanceira já caíram diversas vezes e algumas famílias tiveram que deixar seus imóveis que foram condenados pela Defesa Civil.

Em 2009, mais de 08 casas foram desocupadas causa de constantes deslizamentos. Na ocasião, a Prefeitura da Serra incluiu os moradores no aluguel social, mas segundo eles, o benefício foi cortado. Algumas dessas famílias não têm condições financeiras para manter um aluguel e reclamam que não podem voltar para as casas devido à interdição.

É o caso da família de Magno Miranda, morador de em Nova Almeida.“A situação é muito complicada. A Prefeitura não dá uma solução para os moradores e agora cortou o aluguel social dessas pessoas. Muitas não têm condições de pagar um aluguel todo mês. Meus pais perderam a sua casa e não recebem mais o aluguel da prefeitura”, afirma.

Hilton Vasconcelos, também morador de Nova Almeida afirma que com o benefício cortado, muitas pessoas não conseguem bancar o aluguel. “A minha avó de 87 anos está tendo que morar de favor na casa de parentes depois de perder sua residência”, reclama.

Líder comunitário na região, Sérgio Paulo, cobra uma solução. “Esse problema se arrasta há muitos anos e a comunidade quer que algo seja feito para acabar com esses deslizamentos e risco de novos acidentes, que já afetaram casas e moradores”, frisa.

Situação de uma das casas que está interditada. Foto: Gabriel Almeida

Município não dá prazo para fazer contenção

Em 2016, a Prefeitura da Serra tinha dito que o município chegou a captar recursos junto ao Ministério das Cidades, mas como não conseguiu executar a obra de contenção da encosta dentro dos prazos por conta de problemas com as desapropriações, teria que refazer o projeto. A reportagem entrou novamente em contato com a prefeitura e o município ainda não tem previsão para solucionar o problema da encosta.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Defesa Social, Habitação, Desenvolvimento Urbano, Administração, Procuradoria Geral, Meio Ambiente e pela Defesa Civil está elaborando projetos de encostas existentes no município, mas não respondeu quando o projeto da encosta de Reis Magos será refeito.

Ainda segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o grupo também trabalha para buscar soluções de moradia para quem está em área de risco iminente, licitar projetos, realizar desapropriação e captar recursos para iniciar as obras. O município confirmou que algumas famílias que tinham sido inseridas no aluguel social tiveram o benefício cortado. A justificativa foi que algumas foram desligadas por descumprimento de regras quanto à destinação do recurso ou por solicitação própria.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por