
Crédito: Divulgação.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou, nesta segunda-feira (19), a sala de teleconsulta na Serra, localizada no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), em Jardim Limoeiro. A ação é considerada um passo importante para reduzir o tempo de espera por consultas médicas especializadas.
O serviço integra uma iniciativa do Governo do Estado que está implantando salas de teleconsulta em diversos municípios capixabas. A teleconsulta é uma modalidade que permite o atendimento médico à distância. No caso da Serra, os pacientes devem se deslocar até o AMES, onde serão atendidos em tempo real por médicos localizados em outros municípios ou estados, por meio de monitores de computador instalados no local.
Esse formato permite o envio de laudos, receitas e atestados digitais com validade legal, além de proporcionar mais controle sobre a frequência dos profissionais e o volume de atendimentos. Também reduz custos com deslocamentos de médicos e otimiza o tempo de atendimento. A modalidade tem sido bastante utilizada para consultas iniciais, acompanhamento de tratamentos, renovação de receitas e esclarecimento de dúvidas.
Com investimento de R$ 14,46 milhões destinado ao serviço na Região Metropolitana de Saúde, a expectativa é beneficiar pacientes de 23 municípios, aproximando o atendimento especializado da população e evitando longas viagens para outras cidades.
Inicialmente, a sala da Serra ofertará consultas em Gastroenterologia Adulto, com 24 atendimentos por dia previstos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Essa especialidade trata problemas no esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, vesícula biliar, pâncreas e reto.
“Queremos que todos os municípios tenham salas para atendermos as pessoas com menor tempo de espera. Em algumas especialidades médicas há dificuldade em encontrar profissionais. Assim, a teleconsulta figura como uma opção para ampliar o acesso ao médico especialista. Essa é uma forma de adiantar uma consulta ou encaminhamento. Ao todo, estamos ofertando 10 mil consultas para a Região Metropolitana. A tecnologia veio para ficar, e nosso Governo está a utilizando muito”, afirmou Casagrande.
As teleconsultas em Gastroenterologia é o primeiro passo, mas o projeto final para a Serra contemplará 15 especialidades médicas, entre atendimentos adulto e pediátrico, incluindo cardiologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria e ortopedia. A previsão é de que até o fim de maio todos os municípios da Região Metropolitana concluam a implantação de suas salas de teleconsulta.