Neste sábado – dia 4 de março – o bairro Costa Bela, na Serra, deve receber cerca de 300 voluntários que vão participação de uma ação para limpar as areias da praia.
A ação do programa Praia Limpa tem por objetivo retirar da praia dejetos e lixos deixados por banhistas e que podem prejudicar animais marinhos, principalmente tartarugas, que podem ingerir plásticos e outros objetos podendo levá-las a morte.
De acordo coma presidente da comunidade, Daniele Curty, somente em janeiro deste ano foram resgatadas mais de 30 tartarugas na região, muitas delas vítimas de rede ilegal de pesca e de lixo.
O local também é habitat natural de outras espécies de cobras e tem até macaco Bugio que dá as caras por lá. Isto acontece por conta de que Costa Bela possui a Costa das Algas que é considerada APA, ou seja, uma área de proteção ambiental.
+ IBGE encerra coleta do censo e atinge mais de 90% da população
A limpeza irá começar a partir das 8 horas e qualquer pessoa pode ajudar, basta chegar no horário no ponto de encontro que é praia de Costa Bela, debaixo das castanheiras e na área gramada. O evento terá além da limpeza da praia, palestras e exposições ambientais.
“Importante frisar que quem quiser participar traga protetor e use roupas leves. Para os que se inscreveram previamente, estes irão ganhar um kit de camisa, garrafinha e boné. Aos que não se inscreveram importante levar o protetor, chapéu, boné”, disse Daniele.
Às 8 horas, vai ter café da manhã ao ar livre, e às 9 horas, os populares saem pelas areias da praia para recolher o lixo e realizar a limpeza. Após a limpeza, será realizada apresentação dos parceiros do evento, com intervenção artística com o lixo recolhido durante a ação.
Além disso, haverá relato do mergulhador Fernando, que contará experiências reais vivenciadas por ele no mar. Fernando é conhecido por ser o mergulhador que participou daquela filmagem da baleia que chegou próximo ao barco que ele estava e apareceu morta no dia seguinte.
Também será realizado um tour na restinga e no mangue, além de apresentação da Jujuba, que é o mascote do Amigos da Jubarte.
Em seguida, terá oficina de placas, panfletagem e palestras ambientais. Estarão expostos animais marinhos e da mata atlântica embaixo da área das castanheiras.
O evento conta com apoio da Prefeitura da Serra, IPRAM – Ipram – Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibraff (Instituto Brasileira de Fauna e Flora), Projeto Tamar, Amigos da Jubarte, Beach Clean, Associação de Moradores de Costa Bela e Aderes.
O patrocínio é da Imobiliária Universal, Capitão do Coco, Supermercado Rede Show, Cabana do Luiz, Armazém Costa Bela e Multi Alimentos.