
Os preparativos para a chegada de 2024 estão a todo vapor na Serra, que vai contar com shows e queima de fogos nas praias de Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga e Balneário de Carapebus com fogos de baixo ruído e sem estampido, para não assustar idosos, pessoas autistas ou neuroatípicas e cachorros.
A queima de fogos em Jacaraípe terá duração de 15 minutos, já nas outras praias, a duração é de 7 minutos. A organização é da Prefeitura da Serra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).
Os fogos sem ruídos são importantes pois o barulho dos fogos de artifícios causam crises em crianças e adultos autistas, além de aumentar o estresse e gerar desconforto emocional. Além dos animais de estimação, que ficam assustados e sofrem com os barulhos.
Os fogos sem estampido emitem um som muito inferior aos fogos comuns, menores que 80 decibéis, dentro do padrão da Organização Mundial da Saúde que refere a poluição sonora em sons acima de 85 decibéis.
Leia também
Veja a programação da virada de ano na Serra:
Pré-Réveillon
Dia 30 de dezembro
- Jacaraípe: Cheiro Moreno às 20h30 e Pele Morena às 22h30
- Manguinhos: Mistura Perfeita às 20h30 e Beto Look, ex-vocalista da Rádio Taxi, às 22h30
Réveillon nas Praias
Dia 31 de dezembro
- Nova Almeida: Kamila às 20h30 e banda Evidance às 22h30
- Jacaraípe: Amaro Lima Às 20h30 e Lilian Lomeu às 22h30
- Manguinhos: Raiz Nativa às 21h30 e Chico Alves às 22h30
- Bicanga: Mistura Perfeita às 20h30 e dupla Kleber e Igor às 22h30
- Balneário de Carapebus: Tarados em Samba às 20h30 e Réder Matos e Banda às 22h30
Show Pirotécnico
Haverá queima de fogos nas cinco praias. Em Jacaraípe os fogos terão duração de 15 minutos. Já em Manguinhos, Nova Almeida, Bicanga e Balneário Carapebus a duração será de cerca de 7 minutos.
