Réveillon da Serra terá fogos de baixo ruído e sem estampido, diz Prefeitura

Compartilhe:
sem estampido
Crédito: Divulgação
sem estampido
Crédito: Divulgação

Os preparativos para a chegada de 2024 estão a todo vapor na Serra, que vai contar com shows e queima de fogos nas praias de Nova Almeida,  Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga e Balneário de Carapebus com fogos de baixo ruído e sem estampido, para não assustar idosos, pessoas autistas ou neuroatípicas e cachorros.

A queima de fogos em Jacaraípe terá duração de 15 minutos, já nas outras praias, a duração é de 7 minutos. A organização é da Prefeitura da Serra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Os fogos sem ruídos são importantes pois o barulho dos fogos de artifícios  causam crises em crianças e adultos autistas, além de aumentar o estresse e gerar desconforto emocional. Além dos animais de estimação, que ficam assustados e sofrem com os barulhos.

Os fogos sem estampido emitem um som muito inferior aos fogos comuns, menores que 80 decibéis, dentro do padrão da Organização Mundial da Saúde que refere a poluição sonora em sons acima de 85 decibéis.

Veja a programação da virada de ano na Serra:

Pré-Réveillon

Dia 30 de dezembro

  • Jacaraípe: Cheiro Moreno às 20h30 e Pele Morena às 22h30
  • Manguinhos: Mistura Perfeita às 20h30 e Beto Look, ex-vocalista da Rádio Taxi, às 22h30

Réveillon nas Praias

Dia 31 de dezembro

  • Nova Almeida: Kamila às 20h30 e banda Evidance às 22h30
  • Jacaraípe: Amaro Lima Às 20h30 e Lilian Lomeu às 22h30
  • Manguinhos: Raiz Nativa às 21h30 e Chico Alves às 22h30
  • Bicanga: Mistura Perfeita às 20h30 e dupla Kleber e Igor às 22h30
  • Balneário de Carapebus: Tarados em Samba às 20h30 e Réder Matos e Banda às 22h30

Show Pirotécnico

Haverá queima de fogos nas cinco praias. Em Jacaraípe os fogos terão duração de 15 minutos. Já em Manguinhos, Nova Almeida, Bicanga e Balneário Carapebus a duração será de cerca de 7 minutos.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também