27 C
Serra
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Restauração do Queimado atrasa e só será entregue em 2020

Leia também

Músico grava CD gospel e faz shows para ajudar esposa com doença degenerativa

Dias 7 e 8 de fevereiro vai ter Verão com Jesus Serra, em Jacaraípe e uma das atrações será...

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A promessa é que o local vire um museu a céu aberto. Foto: Fábio Barcelos

A restauração das ruínas da igreja de São José do Queimado, no distrito de Queimado, na Serra, que seria entregue em outubro deste ano, conforme confirmação do secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alessandre Motta, em setembro deste ano, irá atrasar.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para saber da entrega da obra e a informação dada pela Assessoria de Imprensa é que a restauração está em andamento e a inauguração será realizada no início do próximo ano.

O sítio histórico do Queimado foi palco da maior revolta de escravos do Espírito Santo, em março de 1849.

+ Restauração da Igreja do Queimado avança e deve ficar pronta em outubro

As intervenções no local estão sendo bancada pela iniciativa privada, por meio do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), no valor de R$ 1,3 milhão.

Em setembro deste ano, o TEMPO NOVO, conversou com o secretário Alexandre que disse que já foram feitas as intervenções de limpeza da área. “Também já aplicaram um produto que sela a estrutura das paredes. Este produto impede que o desgaste das ruínas. A estrutura de ferro planejada no projeto já está sendo erguida. O piso também recebe reparos e é justamente o local a que as pessoas terão acesso para saber como a igreja era anteriormente, inclusive na questão da preservação”, destaca.

O restauro ainda inclui a recomposição da fachada e da torre da igreja com estrutura de ferro, que terá mezaninos. Já no centro da igreja será colocada uma caixa de pedra, na qual serão expostos os artefatos encontrados durante a pesquisa arqueológica.  A intenção é deixar o local como um museu a céu aberto.

+170 anos da Revolta do Queimado

Também foi realizada no local uma pesquisa arqueológica, em que foram encontrados pedaços de prato, jarras e azulejos. Segundo a Prefeitura da Serra, o projeto ainda prevê a contratação de guardas para evitar que o espaço seja alvo de novas depredações – várias aconteceram ao longo dos anos – e furtos.

Existe, também, o projeto de incluir a história do Queimado num circuito turístico para fomentar o turismo histórico, além de incluir ações educativas envolvendo o ensino fundamental, tanto municipal quanto particular. A Prefeitura também promete manter vigilância no local.

Comentários

Mais notícias

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na Serra. Destas chances, 155 são...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira fase do Campeonato Capixaba contra...

Erosão avança, destrói ruas e preocupa moradores em Manguinhos

A beleza de uma das principais praias da Serra, Manguinhos, está dando lugar para crateras gigantes. A causa disso tudo são as fortes ondas...

Instituto alerta para risco de mais chuva forte no ES

Pode chover forte nas cidades capixabas, incluindo a Serra, durante a tarde e noite desta terça-feira (28). O alerta é do Climatempo. De acordo...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem