Renata Bazone é a esperança de medalha na Paralimpíada do Rio

Compartilhe:
A corredora é morado de Porto Canoa e vai contar com a ajuda do guia Fernando Martins para disputar na categoria 1,500 metro T11. Foto: Edson Reis
A corredora é morado de Porto Canoa e vai contar com a ajuda do guia Fernando Martins para disputar na categoria 1,500 metro T11. Foto: Edson Reis

Por Thiago Albuquerque

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 terminaram e no próximo dia 7 de setembro vai começar os Jogos Paraolímpicos. Com 41 anos, uma carioca de nascença, Renata Bazone Teixeira, que mora na Serra desde os dois meses de vida irá representar além da cidade, o Estado e o Brasil nos jogos.

A corredora Renata treina com seu guia Fernando Martins, que será os seus olhos na competição e também com seu filho Tayrone Bazone. A atleta é moradora do bairro Porto Canoa, e será a única serrana entre os oito atletas do Espírito Santo que vão representar o Estado nos jogos.

A serrana vai correr os jogos Paraolímpicos na categoria 1.500 metros T11 (T11 categoria totalmente cega). Nos últimos anos, Renata, liderou o ranking geral por anos no Brasil e é recordista brasileira na categoria em 2014. Sua maior conquista foi nos jogos Parapan-Americanos, uma medalha de prata em Toronto no Canadá, em 2015. No último mundial em 2015, em Doha, no Catar, conquistou o bronze na prova 1500, e o ouro na prova 800 metros.

Renata Bazone, não pode dar entrevista por regra da CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, enquanto estiver sob convocação da entidade. Mas seu filho, Tayrone, que treina com ela falou sobre a expectativa da atleta. “Ela está muito bem nos treinos, estamos muito confiantes que iremos competir de igual para igual com qualquer adversário. Ela está há quase dois meses longe de casa para se dedicar aos treinos”, conta.

A atleta estava na Colômbia até o último dia 19 e desde então está em São Paulo se preparando para este grande momento. No dia 04 de setembro ela chegará na Vila Olímpica. A data de competição de Renata será nos dias 15 e 17.

A corredora está há três anos com seu guia Fernando Martins e a união e o entrosamento é o motivo para a esperança de bons resultados.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também