
Nesta sexta (10), a Rede Aica, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos a Criança e ao Adolescente (Concase) vai realizar uma grande mobilização através da campanha de Trabalho Infantil durante o Carnaval. O foco será em locais com grande movimentação de foliões, turistas e moradores da Serra das 8h ás 11h30.
Os dias de folia abrem oportunidades de serviços informais, que expõem crianças e adolescentes a tarefas remuneradas incompatíveis com a idade. As ocorrências de trabalho infantil mais comuns durante este período são a venda de alimentos e bebidas e a vigilância de veículos nas regiões litorâneas, esta mobilização pontual faz parte de uma série de ações integradas do projeto: “Proteger, Mobilizar e Articular é preciso – Falar sobre, importa!”.
De acordo com a Coordenadora Geral da Rede Aica – Dilma Maria Ramos Zucolotto, crianças e adolescentes ficam mais expostos e vulneráveis a situações de violência e violação de direitos em grandes eventos, como o Carnaval.
A campanha tem o tema “Trabalho Infantil não é folia é crime” e as mensagens estampadas nas peças reforçam a importância das crianças e adolescentes brincarem e estudarem. Ao mesmo tempo, o adulto é incentivado a comunicar esse tipo de violação de direito.
É muito importante que o trabalho infantil não passe invisível aos olhos dos foliões. Afinal todas as crianças têm direitos”, os pontos de mobilização ocorrerão em:
Orla de Jacaraípe – próximo ao shopping de verão;
Orla de Manguinhos – próximo ao Restaurante Pierrot;
Orla de Carapebus – próximo ao Silvas Bar;
Orla de Praia Grande- próximo ao Bar e Restaurante boteco do Chico.
Como denunciar
Para denunciar, além do WhatsApp (61) (99656-5008), os canais de atendimento do Disque 100 e do Ligue 181, em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Qualquer pessoa pode acionar o serviço que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados.