22 C
Serra
segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Queimadas em bairro da Serra atormentam moradores e causam danos à saúde

Leia também

Audifax comenta resultado das eleições e deseja “boa gestão” a Sérgio Vidigal

O resultado é oficial: Sérgio Vidigal (PDT) será, mais uma vez, prefeito da Serra. De acordo com a Justiça...

Vidigal diz que o mandato de prefeito será para encerrar seu legado com a Serra

Eleito prefeito da Serra neste domingo (29) com 54.90% dos votos (111.920 mil votos), Sérgio Vidigal (PDT) comemorou a...

Vice de Fábio lamenta derrota nas urnas: “infelizmente não deu”

O resultado é oficial: Sérgio Vidigal (PDT) será, mais uma vez, prefeito da Serra. De acordo com a Justiça...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

As queimadas, segundo os moradores, acontecem a qualquer hora do dia. Foto: Divulgação

Imagine conviver quase que 24 horas por dia com a fumaça gerada por queimadas? É assim que a comunidade de Costa Bela está vivendo. Moradores reclamam que pessoas asmáticas e também os idosos estão sofrendo com o problema que parece não ter solução, já que segundo eles a Prefeitura da Serra já foi acionada várias vezes para tentar resolver este verdadeiro ‘pepino’ – que inclusive é crime ambiental e passível de multa.

Aguinaldo Souza Filho é morador do bairro há anos e conta que a comunidade é muito tranquila. “Meus pais moram há muitos anos em Costa Bela. É um bairro com muitos aposentados e neste período de pandemia as queimadas por aqui aumentaram demais e estamos sofrendo com essa agressão. Gostaríamos que o Meio Ambiente, Prefeitura, Bombeiros viessem aqui para nos ajudar, só não ligamos para a polícia ainda. Porque para a Prefeitura já foram feitos diversos pedidos e nada é resolvido”, reclama.

Segundo Aguinaldo, a sensação no bairro a noite é terrível. “A gente acorda sufocado porque é muita fumaça. Não tem hora e não tem dia, as queimadas acontecem a qualquer hora e estamos pedindo socorro. Minha mãe sofre com esse problema. Minha esposa e sobrinha tem asma e sofrem muito com essa fumaça”,

Aguinaldo disse também que além dos problemas respiratórios causados pela fumaça tem ainda o problema da sujeira que entra na casa. “Nossas casas ficam uma verdadeira imundice. Precisamos que os órgãos públicos olhassem para nós. Aqui é ótimo de se morar. Mas essa agressão tem tirado nosso sono e nossa saúde. Por pedir para o pessoal parar de colocar fogo, já sofremos até ameaça. Não da pra lavar roupa, não da para respirar. Precisamos de ajuda”, reclama o morador.

Já Ana Paula dos Santos Silva Moreira, que mora no bairro há 5 anos, afirma que desde que mudou para Costa Bela sofre com as constantes queimadas em terrenos baldios. “Meu marido e meu filho sofrem com constantes crises respiratórias causada pela fumaça das queimadas. Parece que eles ficam vigiando, quando eu limpo casa ou lavo roupa, para atearem fogo em algum terreno. A  população de Costa Bela está  sofrendo e pedindo socorro, vamos combater as queimadas”, desabafa a moradora.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para saber quais medidas serão tomadas para ajudar os moradores. Por nota, o município disse que: “Os moradores que quiserem denunciar queimadas devem acionar a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone (27) 99951-2321. Ao ser acionada, uma equipe irá ao local apurar a denúncia. Neste mês não houve percepção no aumento de denúncias”.

O município disse também que em casos de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado. A prática de queimadas é crime ambiental e passível de multa que varia de acordo com a situação.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!