Quarta tem vacinação contra hepatite B na Serra

0
Quarta tem vacinação contra hepatite B na Serra
A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da Serra. Foto: Agência Brasil

Nesta semana está sendo realizado em todo o Brasil o ‘Julho Amarelo – que tem como foco chamar a atenção da população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais B E C. Na Serra, as atividades incluem o Dia D de vacinação, além de realização de testes rápidos.

O Dia D de vacinação contra hepatite B acontece na próxima quarta-feira (03) em todas as unidades de saúde da Serra. Basta levar o Cartão de Vacinação, documento com foto e o Cartão SUS, quem tiver. Qualquer pessoa pode se vacinar. Vale destacar que não existe vacina contra hepatite C.

Na quinta-feira (11), os profissionais da área se reúnem para participar do IV Fórum Municipal de Hepatites Virais B e C. O evento será realizado das 13 às 17 horas, no auditório da Unidade Regional de Saúde de Boa Vista.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, o objetivo é aprimorar o conhecimento técnico das equipes de nível médio e fundamental da Secretaria de Saúde da Serra, com foco nos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem.

Testes Rápidos

Para alcançar um número maior de pacientes, serão ofertados testes rápidos de hepatites B e C em locais de grande circulação de pessoas. No dia 18 de julho, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no Pró-Cidadão. No dia 26 de julho, estará no bairro Parque Residencial Laranjeiras. Em ambos os casos, as ações acontecem das 8 às 11h. O objetivo do teste rápido é obter um diagnóstico precoce.

Vírus

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado no dia 28 de julho.

As hepatites B e C são transmitidas pela relação sexual sem proteção, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, pelo sangue contaminado (transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas – seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), por material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou por material para confecção de tatuagem e colocação de piercings.

De acordo com a prefeitura, o município disponibiliza a vacina para hepatite B em todas as unidades de saúde, além de preservativos e testes rápidos, que também podem ser encontrados no CTA. Nas unidades também é possível realizar o teste laboratorial.

Comentários