Projeto social forma turma de Libras com crianças na Serra

0
Projeto social forma turma de Libras com crianças na Serra
Projeto SER promove inclusão social a pessoas surdas com o ensino da Libras. (Fotos: Divulgação)

O Projeto SER – Solidariedade, Educação e Responsabilidade Social – forma neste sábado (5) a sua 3ª turma de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na cidade.

Com cinco anos vida, completados em agosto, o SER é o primeiro projeto social a oferecer o curso de Libras totalmente gratuito na Serra.

Para o coordenador da iniciativa, professor Renato Ribeiro, a Língua Brasileira de Sinais é um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade. “Temos hoje no país cerca de 12 milhões de brasileiros com alguma deficiência auditiva. A educação deve ser sempre uma ferramenta de inclusão, e com a Libras podemos minimizar as barreiras de comunicação entre as pessoas, proporcionando acessibilidade e mais respeito ao surdo, muitas vezes ignorado na sociedade.

O projeto, que há três anos conta com turmas de língua de sinais para adulto, pela primeira vez formará uma turma dedicada ao público infantil. “O nosso maior orgulho é ver crianças de 8 a 13 anos aprendendo Libras e já se comunicando sem dificuldade. Ensinar isso às crianças é colaborar para um futuro de inclusão social aos surdos, que hoje vivem praticamente como estrangeiros dentro de sua própria pátria”, concluiu Renato.

Projeto social forma turma de Libras com crianças na Serra
Além de crianças, o SER atende ao público adulto e vai abrir novas vagas.

O curso do Projeto SER tem duração de 60 horas e acontece todos os sábados na Multivix, em Colina de Laranjeiras, e oferece turmas para adultos e crianças. A previsão é que novas turmas sejam abertas no ano que vem.

Mais informações, na página do Projeto SER no Facebook ou pelo WhatsApp 99512-9002.

Comentários