Projeto garante prioridade a advogados em órgãos públicos no ES

Compartilhe:
Erica Neves, presidente da OAB-ES, e o deputado Marcelo Santos, presidente da ALES. Foto: divulgação
Erica Neves, presidente da OAB-ES, e o deputado Marcelo Santos, presidente da ALES. Foto: divulgação

Os advogados e advogadas capixabas poderão ter atendimento prioritário no exercício da profissão em todas as repartições públicas do Espírito Santo, a partir do Projeto de Lei, 452/2025, protocolado na Assembleia Legislativa pelo deputado Marcelo Santos, presidente da Casa. O anúncio foi feito durante a Sessão Solene em homenagem à advocacia trabalhista, realizada nesta segunda, 30, na presença da presidente da OAB-ES, Erica Neves.

A proposta, solicitada pela OAB-ES, abrange órgãos da administração pública direta e indireta, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e demais entidades de natureza semelhante sediadas no Estado.

A presidente da OAB-ES, Erica Neves, celebrou a sanção da norma e destacou sua importância para a classe: “Essa é mais uma conquista da advocacia capixaba e o reconhecimento da importância do nosso trabalho para a sociedade. Garantir atendimento prioritário aos advogados e advogadas no exercício da profissão é respeitar as prerrogativas e assegurar condições dignas para que possamos cumprir nosso papel com eficiência e responsabilidade”, afirmou ao Jornal Tempo Novo.

O objetivo é garantir mais agilidade e eficiência no dia a dia da advocacia, assegurando o pronto atendimento sempre que os profissionais estiverem atuando em nome de seus clientes ou no exercício regular de suas funções legais. Para usufruir do benefício, os advogados deverão apresentar a carteira de identidade funcional expedida pela OAB, sempre que solicitado.

Leia também:
Nova Sede da OAB-ES é inaugurada na Serra com espaço moderno para advogados

A proposta determina ainda que os órgãos e entidades abrangidos devem instituir sistemas que possibilitem a identificação rápida dos profissionais, garantir celeridade no atendimento e disponibilizar canais de comunicação adequados ao exercício da advocacia.

O projeto passará pelas comissões técnicas da Casa antes de seguir para votação em plenário.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também