
O Instituto Unidos Para Vencer, de Nova Almeida, no bairro Serramar que atende centenas de meninos que sonham em se tornar um grande jogador de futebol está fazendo uma campanha de Natal para arrecadar donativos para as crianças atendidas pelo projeto.
A ideia surgiu por conta da situação de vulnerabilidade que os jovens que fazem parte da escolinha de futebol vivem.
O idealizador e treinador do projeto, Sergio Silva Santos, conta que muitos meninos são de família carente e não tem nem chuteira para treinar. “A gente faz um rodízio, um empresta para o outro e assim vamos levando”, conta o treinador.
Os jovens estão disputando atualmente seu primeiro desafio: a Copa AGazetinha – conhecida por revelar talentos capixabas no futebol.
Leia também
Sergio conta que a maioria das crianças precisa de ajuda. “Estamos fazendo uma campanha para arrecadar sapatos, tênis, chuteiras, roupas de maneira geral, meião para treinar e jogar, caneleira, calção para jogar e treinar”, explica.
De acordo com Sergio, o número dos calçados varia entre 34/35, 36/37, 38/39, 40/41 e 42. No total, o projeto atende a cerca de 240 meninos com idade entre sete e vinte anos. Todas as crianças do projeto são matriculadas regularmente e frequentam a escola.
Apesar de ser uma instituição registrada e de utilidade pública que oferece futebol para crianças carentes de bairros da Serra, o Unidos para Vencer, não conta com apoio do poder público. Mas isso não tem sido um entrave para que os trabalhos da entidade sejam realizados.
De acordo com Sergio, o projeto é mantido com ajuda dos pais dos alunos atendidos e por simpatizantes. “Nos viramos como podemos. Os pais tentam ajudar, mas muitas vezes não tem condições nem de ajudar o próprio filho que hoje se encontra no projeto. Nosso objetivo é formar cidadãos de bem, ocupamos o tempo destes meninos para evitar que se envolvam em situações obscuras. Os meninos tem um sonho, vamos tirar o sonho deles? Não! A gente tenta realizar o sonho deles, não podemos tirar o sonho deles, vão se tornar um atleta profissional? Não sabemos, mas queremos formar cidadãos de bem para uma sociedade melhor”.
O Instituto foi fundado em 2018 e atende além de crianças e adolescentes, adultos que disputam diversos campeonatos. O projeto atinge pessoas que residem na região de Nova Almeida e todas as atividades são gratuitas.
Além das aulas de futebol e participação em campeonatos, o Instituto também faz um trabalho de assistência social no bairro em que tem sede, Serramar, em Nova Almeida.
Quer ajudar o projeto? O telefone de contato 27 98811-9477. O pix do projeto é o CNPJ da instituição 34.858.765/0001-89 (Instituto Unidos para Vencer).
Quem quiser doar pessoalmente, o projeto disponibilizou dois endereços. Em Jacaraípe, na padaria Guarani, que fica na Avenida Guarani, nº 563 e em Nova Almeida, na Padaria Reis Magos, em frente a praça do Centro.
