
As perspectivas para o turismo em Nova Almeida estão em alta, com duas grandes obras que prometem transformar a região. Na última terça-feira (26), as ordens de serviço foram oficialmente assinadas para dar início à construção da nova Praça dos Pescadores e à reforma do campo de futebol local. Com um investimento total de R$ 7.363.978,93, as obras visam fortalecer o turismo e o lazer na área.
O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, explicou que a primeira parte do projeto envolve a revitalização do campo de futebol, que já foi pioneiro na implantação de grama sintética na região.
A previsão é que a primeira etapa seja concluída até dezembro deste ano. O campo receberá uma série de melhorias, incluindo a recuperação do gramado artificial e a expansão do espaço para acomodar dois bancos de reservas, além de assentos para espectadores.
O alambrado metálico, a tela do alambrado, as muretas, os canteiros e a rede de proteção para a bola também serão reformados. A iluminação do local será aprimorada com a instalação de seis postes modernos equipados com refletores em LED, juntamente com a adição de um bicicletário.
A revitalização da Praça dos Pescadores incluirá:
- Área para food trucks;
- Pista de street skate de 1,5 metros quadrados;
- Espaço infantil com playground e vários brinquedos;
- Espaço multieventos com o desenho de uma rosa dos ventos;
- Obra de arte escultórica em homenagem aos pescadores da região;
- Academia popular;
- Espaço para prática de calistenia;
- Pergolados;
- Quadra de esportes reformada;
- Bicicletário;
- Pista de caminhada;
- Nova pavimentação;
- Iluminação em LED;
- Acessibilidade.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, enfatizou que esses investimentos fazem parte do Programa “Minha Praça é Massa” e destacou o montante total de R$ 72 milhões destinados a obras na região de Nova Almeida. “O projeto foi amplamente debatido com a comunidade. Nova Almeida é uma área turística, e estamos trabalhando para entregar um estacionamento com 80 vagas até outubro, o que será de grande ajuda, bem como parte da praça em dezembro, para que os comerciantes locais não se sintam prejudicados”, explicou Roriz.
+ Feira vai levar serviço jurídico e psicológico de graça para Colina de Laranjeiras
A Praça dos Pescadores, situada entre o Rio Reis Magos e a rua Capitão Blay, passará por uma transformação completa, com a incorporação de novos e modernos equipamentos para esportes e lazer. Próximo ao campo de futebol, será construída uma área com grama natural para o lazer de animais de estimação, que será denominada “Pracão”.
Revitalização da Reis Magos deve ser entregue em 2024
Além disso, a Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, patrimônio histórico nacional tombado desde 1943 também está sendo restaurada. Esta será a quarta intervenção realizada no local e deve ser entregue em abril de 2024.
O projeto será viabilizado por meio do edital Resgatando a História, do BNDES, em parceria com a EDP e o Instituto Cultural Vale, e receberá apoio, também, da Biancogres.
A recuperação prevê a construção de um centro de interpretação e obras de restauro e conservação. Contará, ainda, com um trabalho criterioso que envolve estudos do patrimônio histórico, projetos de expografia e adequações necessários para o uso moderno dos monumentos, incluindo a acessibilidade.
Outra novidade será o Centro de Interpretação, planejado para dar ao monumento uma linguagem nova, mais interativa, permitirá ao público conhecer melhor a história da passagem dos jesuítas no Estado do Espírito Santo e dos aldeamentos do Brasil.
À frente dos trabalhos está o Instituto Modus Vivendi que foi o responsável, por exemplo, pela restauração das ruínas da Igreja de São José do Queimado, também na Serra.