Prefeitura proíbe banho em córrego de praia após contaminação de pessoas | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de Março de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 15 de Fevereiro de 2019 às 10:02

Prefeitura proíbe banho em córrego de praia após contaminação de pessoas

Por Bruno Lyra
[email protected]

O local é muito frequentado por banhistas, principalmente crianças. Foto: Divulgação Leitor

A prefeitura da Serra interditou para banho a foz do córrego Laranjeiras entre as praias de Bicanga e Manguinhos. A decisão da interdição foi divulgada no final da tarde ontem (14). No local, um grupo de 20 moradores de Nova Carapina passou mal e precisou de atendimento médico após tomar banho no último dia 29 de janeiro no córrego. Duas crianças chegaram a ficar internadas na UPA de Serra Sede com sintomas de diarreia, febre e vômito.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da Serra, a decisão de interditar o local veio após a análise da qualidade das águas do córrego, que drena regiões como Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Chácara Parreiral, Jardim Limoeiro e São Diogo antes de chegar entre as duas praias. E além de esgoto não tratado, recebe efluentes das estações de tratamento de esgoto de Manguinhos, Valparaíso e Laranjeiras, operadas pela Parceria Público-Privada (PPP) Ambiental Serra/Cesan.

A Prefeitura não detalhou o resultado da análise. Disse que instalou uma placa informando a interdição no local e que outras placas de balneabilidade que existiam ali eram constantemente vandalizadas.

Informou, ainda, que a Comissão de Saneamento do município e diversas secretarias vão, juntas, avaliar os próximos passos. E acrescentou que, desde 2017, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já notificou seis mil imóveis que não estavam ligados à rede de esgoto na Serra.

O caso do córrego Laranjeiras ganhou grande repercussão após publicação de reportagem no site do Tempo Novo sobre o grupo que passou mal e precisou de atendimento na UPA da Serra Sede. Principalmente porque, apesar de poluído, o córrego não apresenta cor estranha e mau cheiro quando chega à foz entre as praias de Bicanga e Manguinhos. Por essa razão, muitos dos que vão à praia tomam banho no riacho, de águas calmas e rasas. 




O que você acha ?

Como você avalia os primeiros meses do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por