27.9 C
Serra
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Prefeitura notifica mais de 11 mil proprietários para construírem calçada cidadã

Leia também

Serranos mandam ver em versão da canção ‘Telegrama’ de Zeca Baleiro

Ícone da geração dos anos 1990 da MPB, o maranhense Zeca Baleiro teve versão de uma de suas músicas...

Atraso de entrega de imóvel gera direito a indenização

O ano 2018 marcou o fim de um ciclo de 5 anos de retração econômica, de acordo com a ...

Desastre ambiental iminente no Atlântico envolve de novo a Vale

Co-responsável pelo derramamento de rejeitos no rio Doce e no mar com o rompimento da barragem da Samarco (Vale...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Cadeirante sofre para subir em calçada da avenida Central de Laranjeiras. Foto: Arquivo TN / Ana Paula Bonelli

Gabriel Almeida

Mais de 11.500 donos de imóveis no município da Serra foram notificados este ano para a construção de calçadas de acordo com as normas, as chamadas calçadas cidadãs. A informação é da Prefeitura da Serra que disse ainda que o morador que não realizar a adequação será multado no valor de R$ 651.

A notícia não agradou muitos moradores. Alguns afirmam que não tem condições para construírem a calçada cidadã. Já outros questionam se a responsabilidade da adequação não seria do município, ao invés de ser do proprietário do imóvel.

Um dos moradores que foram notificados é Rafael Carvalho, ele mora em Parque Residencial Laranjeiras. “Concordo que todas as calçadas da cidade devem ser adequadas, mas o problema são aqueles moradores que não tem condições para realizarem a construção. Para mim, a responsabilidade deveria ser do município e não do morador”, reclama.

Outra moradora que também reclama é a Mirieli Torezani, de Nova Almeida. “Eu fiz a minha calçada, mas essa é uma exigência que nem todos podem cumprir. Tem pessoas que não recebem nem um salário mínimo para estar fazendo uma calçada”, disse.

Mas a Prefeitura da Serra garante que a construção e manutenção da calçada cidadã é de responsabilidade do proprietário do imóvel. De acordo com o município, a calçada deve estar de acordo com técnicas de acessibilidade, com base na NBR 9050, que estabelece regras para a construção de calçadas e a legislação federal diz que o proprietário é responsável. Após receber a notificação, o proprietário do imóvel deve realizar a adequação em 60 dias.

Prédios públicos sem calçada cidadã

Os moradores que foram notificados para construir a calçada cidadã reclamam que diversos prédios de órgãos públicos não estão com o passeio no formato calçada cidadã, como é exigido pelo próprio município.

É o caso da escola Julite Miranda em Nova Almeida. De acordo com o morador da comunidade, Saulo Alves, a calçada não é nos padrões exigidos pelo município. “A Prefeitura da Serra atuou os moradores e comerciantes de toda cidade para adequação/construção da calçada cidadã, passível de multa caso não haja cumprimento. Porém, algumas calçadas irregulares pertencem a órgãos ou repartições públicas e não há sinais de obras. Gostaria de saber se a prefeitura autua ela mesma em caso de irregularidades e quando ela irá padronizar as calçadas de escolas, postos de saúde e praças públicas?”, questiona.

A reportagem questionou a Prefeitura da Serra que disse que para os próximos meses, está prevista a construção de onze calçadas cidadãs em prédios públicos.

Comentários

Mais notícias

Atraso de entrega de imóvel gera direito a indenização

O ano 2018 marcou o fim de um ciclo de 5 anos de retração econômica, de acordo com a  Coordenadoria de Projetos Imobiliários da...

Desastre ambiental iminente no Atlântico envolve de novo a Vale

Co-responsável pelo derramamento de rejeitos no rio Doce e no mar com o rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP Billiton) em 2015...

O suplente Fábio Latino assumirá em definitivo a vaga de Cabo Porto na Câmara

Com a morte do vereador Cabo Porto, o suplente, Fábio Latino (PSB), deverá assumir a vaga. Latino conversou com a reportagem nesta quarta-feira (26)....

Nome do vereador Cabo Porto deverá ser eternizado na Arena Riviera em Jacaraípe

Jucélio Nascimento Porto, popularmente conhecido como Cabo Porto (PSB), que morreu no último sábado (22) em decorrência de um acidente de trânsito, poderá ter...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem