27.7 C
Serra
sábado, 28 maio - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Porco-espinho atropelado na BR-101, é resgatado e devolvido à natureza na Serra

Leia também

Campanha de segurança de trânsito alcança 3 mil serranos

Desde o inicio deste mês, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT), tendo em vista a campanha de conscientização de...

Polícia prende suspeitos de roubar carro com bebê e criança na frente de creche na Serra

A Policia Civil, por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veiculos, prendeu em flagrante um dos...

Lei torna hediondo crime praticado contra menores de 14 anos

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.344/2022 que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

Animal foi resgatado e devolvido à natureza. Foto: Divulgação

Resgatado no fim do ano passado após ser atropelado por um carro em trecho capixaba da BR-101, um ouriço-cacheiro (porco-espinho) foi devolvido à natureza, na Serra, após passar por cuidados veterinários. O animal silvestre havia sido socorrido por uma empresa terceirizada da Eco101 – concessionária que administra a rodovia no Espírito Santo – em Cariacica.

Em dezembro de 2021, o animal foi socorrido pela terceirizada da Eco101, Concremat Ambiental, e encaminhado para atendimento veterinário, onde foram realizados os primeiros socorros e cuidados médicos. O roedor de hábitos noturnos, foi atropelado e encontrava-se bem debilitado.

Durante três semanas, o animalzinho recebeu todos os cuidados necessários para sua reabilitação. Nesse período, o ouriço evoluiu muito bem e teve uma boa recuperação. Com o intuito de reintroduzi-lo à natureza, após liberação dos cuidados médico-veterinários, o animal foi conduzido à Área de Proteção Ambiental Estadual Mestre Álvaro, na Serra, para soltura em área adequada à sua sobrevivência.

De acordo com a Eco101, a ação faz parte da execução do Programa Ambiental de Proteção à Fauna realizado pela concessionária que inclui ações de monitoramento, prevenção de atropelamentos e resgate da fauna que habita os arredores da pista.

Somente no ano passado, 21 animais silvestres foram resgatados, sendo que cinco foram verificadas as condições de saúde e soltos no mesmo momento e 16 foram encaminhados para tratamento médico e soltura.

Animais silvestres

Os animais silvestres são espécies que vivem livremente nas florestas, rios e mares e, por não serem acostumados com a presença humana, podem ter comportamento agressivo quando capturados ou ameaçados.

A Lei de Crimes Ambientais n. 9.605, de 1988, diz que os animais da fauna silvestre “são todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras”. Alguns exemplos de animais silvestres são onça-pintada, lobo-guará, arara, papagaio, canário, sagui, macaco-prego, capivara, jacaré, tartaruga, tamanduá, jiboia e jararaca, entre outros.

Esses animais são protegidos por lei e, por isso, retirar, caçar, perseguir ou utilizar qualquer espécie silvestre da natureza é crime. No entanto, existe a possibilidade de comprar determinadas espécies de forma legal.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!