A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção aos Animais da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), deflagrou nesta quarta-feira (13) uma operação que resultou no fechamento de um criadouro clandestino de aves no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.
A ação foi realizada em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido no âmbito de investigação decorrente de uma operação anterior na Feira de Aribiri, em Vila Velha, que tinha como objetivo coibir a posse e o comércio irregular de aves. Durante o avanço das investigações, foram identificados indícios de criação clandestina e prática de maus-tratos a animais.
No imóvel fiscalizado, os policiais encontraram 58 periquitos, 84 canários-belgas, 25 mandarins, cinco manons, 17 calopsitas, 49 codornas, nove rolinhas-diamante, oito coelhos e três porquinhos-da-índia, totalizando mais de 250 animais mantidos em condições precárias de higiene, superlotação e sofrimento. Durante a inspeção, também foi localizada uma ave morta no local.
Além da criação irregular, a Polícia Civil constatou a prática do crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. O proprietário do imóvel, um homem de 61 anos, foi autuado em flagrante pelo crime.
Leia também
Todos os animais foram recolhidos e entregues a um depositário fiel, responsável pela guarda, manutenção e cuidados veterinários necessários, assegurando o bem-estar dos animais conforme determina a legislação ambiental e de proteção animal.
“A operação reforça o compromisso da Polícia Civil no combate ao comércio ilegal de animais e à prática de maus-tratos, atuando na defesa da fauna e na preservação da dignidade da vida animal”, disse o responsável pelo Núcleo de Proteção aos Animais da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.