Patrícia Lempê é a secretária de Planejamento Estratégico da Serra. Foto: Joatan Alves
Além de prever quase R$ 1 bilhão de investimentos nos próximos quatro anos, o Plano Plurianual (PPA), em fase de estudo, deverá contar com algumas novidades. Entre elas o Planeja Serra, o Observatório de Indicadores além das Parcerias Público-Privado (PPP).
A Secretária de Planejamento Estratégico da Serra, Patrícia Lempê, explica que o PPA é um instrumento de planejamento que define os objetivos e metas para os próximos quatro anos.
“Busca viabilizar a implementação e gestão de políticas públicas de 2018 à 2021, seguimos a orientação do prefeito por uma Cidade Inteligente, Humana e Sustentável”, explica.
Leia também
A Secretária ainda falou do Planeja Serra, que será uma ferramenta online onde qualquer morador do município poderá indicar três ideias ao plano.
“É uma ação que busca a participação, será um espécie de PPA online, no planeja.serra.es.gov.br. As propostas serão de obras de infraestrutura e sobre gestão e os serviços ofertados para a população”, disse.
Outro ferramenta nova é o Observatório de Indicadores. Patrícia explica que no PPA terá vários indicadores a serem alcançados e o Observatório de Indicadores irá dar a métrica para ajustar e monitorar as ações.
“Serão parâmetros como índices de pobreza, mortandade, abastecimento de medicamentos e índices econômicos, entre outros”, apontou.
Já em relação às PPP’s, Patrícia disse que está contemplado no plano, a ideia de quatro Parcerias, são elas: Gestão do lixo; administração do Parque da Cidade e do Hospital Materno Infantil e obras na rotatório do Ó em Laranjeiras.
“A legislação fala que deve ser contemplado o objeto que será fruto da parceira, então temos a previsão, que são aqueles que o prefeito já adiantou. Mas a execução ainda depende das condicionantes legais”.
A audiência pública deverá ocorrer no dia 01 de julho e a prefeitura espera que o projeto seja enviado a Câmara no dia 15 de agosto.