Serra, 26 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 21 de agosto de 2018 às 13:39

Passeatas na Serra pedirão mais diálogo para prevenção do suicídio

O projeto “Quebrando o Silêncio” acontece neste sábado (25), em oito países da América do Sul, e envolverá mais de 50 mil capixabas


Na Serra, haverá passeata na Serra-Sede, Novo Horizonte e Jacaraípe. Foto: Divulgação

Uma cartela inteira de comprimidos de um remédio para dormir e álcool. Essa foi a combinação usada por uma moradora da Serra, que preferiu não se identificar, para tirar sua própria vida. Vítima de abuso sexual na infância, essa não foi a primeira tentativa de suicídio. “Eu só queria aliviar minha dor, de alguma forma. Naquele momento, parece não ter outra saída e nem pessoa capaz de ajudar. É um sentimento que foge do controle”, contou a mulher.

Ela não perdeu a vida, foi socorrida a tempo por amigas. Hoje, três anos após o ocorrido, conta com terapia e outras atividades para sobreviver aos traumas. “Busquei encontrar na vida pessoas que eu amo, meus sonhos, procurei me amar e me respeitar. Entendi que quando eu me maltratava, maltratava meus filhos e toda a minha família”, contou.

O final feliz da história desta capixaba não é o mesmo de muitas pessoas.  Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, 800 mil pessoas cometeram suicídio em 2015. O cálculo mostra que, a cada 40 segundos, um caso ocorre em alguma parte do planeta. No Espírito Santo, em 2016, foram consumados 146 suicídios, sendo 1.216 tentativas, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Num cenário extremamente negativo, dados da OMS apontam que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Pensando em oferecer ajuda,  surgiu o projeto Quebrando o Silêncio, iniciativa da Igreja Adventista em favor da vida. O suicídio foi eleito tema de 2018, sobre o qual foram produzidos materiais e planejadas ações ostensivas de conscientização para prevenção em vários países. No Espírito Santo, no próximo neste sábado (25), haverá passeatas e ações que envolverão mais de 50 mil pessoas na distribuição de revistas e informativos abordando o tema.

Lembra da personagem do início do texto? Ela estará entre as cerca de 1 mil pessoas em uma passeata que acontecerá na Avenida Brasil, em Novo Horizonte, Serra, a partir das 15h30. Acompanhado de duas bandas de fanfarra e carro de som, o grupo percorrerá o trajeto entregando revistas para adultos e crianças com a temática. Mais de 1 mil balões amarelos com gás hélio serão soltos representando o combate ao suicídio. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas da Mulher estará presente distribuindo material contra a violência feminina.

Em Serra Sede, a partir das 11h, uma passeata sairá da frente da Escola Adventista da Serra. Participarão cerca de 400 pessoas vestidas de branco com bolas coloridas, cartazes, faixas, revistas e folders informativos para crianças e adultos.

Já em Jacaraípe, a partir das 8h30, cerca de 300 pessoas farão passeata com faixas, cartazes e carro de som pelas avenidas Guarani, Todos os Santos e Minas Gerais, finalizando com palestra sobre prevenção do suicídio.

Uma das coordenadoras do projeto Quebrando o Silêncio no Estado, Roseane Meireles, afirma que é fundamental uma conversa franca nas famílias, na sociedade em geral, para que o problema possa ser enfrentado adequadamente. “É por isso que estamos investindo em revistas, vídeos e outros materiais, além de sugerirmos a realização de fóruns ou debates para que o tema seja discutido com a seriedade que merece”, comenta a líder.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por