Passageiros têm até o dia 11 para atualizar cartões do Transcol nos coletivos

0
Passageiros têm até o dia 11 para atualizar cartões do Transcol nos coletivos
Idosos e pessoas com deficiência são maioria dos que não atualizaram os cartões (Foto: Arquivo TN/Gabriel Almeida)

O período de transição para o Bilhete Único Metropolitano nos ônibus do Transcol está chegando à sua reta final. E com apenas 15 dias restantes para a retirada do validador antigo (azul) de dentro dos coletivos, muita gente não atualizou seus cartões de passagem e pode ter mais trabalho para se regularizar após o término do processo.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), a maioria desses cartões pertence aos idosos e às pessoas com deficiência. Ainda faltam ser atualizados 61,44% dos cartões Idoso, 46,30% do Passe Livre e outras categorias que envolvem pessoas com deficiência, e 44,64% de cartões Passe Fácil. Ao todo, 282.841 cartões estão prontos para o novo sistema.

A entidade informa que os titulares desses cartões que ainda não utilizaram o Sistema Transcol por dois dias, seguidos ou não, devem realizar a atualização dentro dos coletivos. É que depois do dia 11 de junho o procedimento só poderá ser realizado em um dos postos de atendimento do GVBus, já que o prazo não será prorrogado.

Depois desse período, os usuários que estão nessa situação devem comparecer nos postos de atendimento nos terminais de Laranjeiras (Serra), Vila Velha e Campo Grande (Cariacica), Ufes e Loja Central (Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória). Se o cartão não estiver atualizado, ele não vai funcionar.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), com a mudança, a promessa dos gestores do Sistema Transcol é incorporar novos serviços para os usuários. Entre eles, está a possibilidade de integração futura com os sistemas municipais de ônibus de Vitória e Vila Velha e com outros modais, como bicicletas compartilhadas e o sistema aquaviário. O aumento do número de pontos de vendas de recarga para cartões e sua disponibilidade na internet também são listados como benefícios, de acordo com a Setop.

A atualização dos validadores será feita durante 30 dias e o bilhete único começa a funcionar em julho. De início, será possível usar o mesmo cartão no Sistema Transcol e no sistema municipal de Vitória. Em 2020, será a vez de integrar as linhas municipais de Vitória.

Comentários