Na primeira semana de outubro, quatro escolas da Serra vão enviar cartas para receber presentes do Papai Noel dos Correios. Serão 1.796 crianças beneficiadas que cursam até o 5º ano.
As escolas participantes devem enviar as cartinhas de 1º a 7 de outubro para as agências de Correios. Da rede municipal, serão uma escola de ensino fundamental, com 1.005 crianças e dois centros de educação infantil, com 617 crianças. Já da rede estadual, uma escola de ensino fundamental, com 174 crianças.
As escolas são indicadas pelas Secretarias de Educação e atendem a crianças em vulnerabilidade social, não tendo o nome divulgado para preservar as crianças.
Nas cartinhas, as crianças contam suas histórias e costumam pedir brinquedos, roupas, calçados e materiais escolares. Os Correios encaminham os pedidos às empresas cadastradas e cada um dos ‘papais noeis’ adota uma criança para presentear, enviando o presente para a agência, que fará a entrega nas escolas.
O projeto, além de presentar as crianças, quer estimular os pequenos a escrever uma redação – a carta – e ensiná-las a endereçar corretamente, usar o CEP e o selo.
Até o dia 3 de dezembro os padrinhos devem entregar o presente nos pontos de coleta dos Correios e a entrega às crianças será feita nas escolas entre os dias 10 e 16 de dezembro.
Segundo a assessoria dos Correios, na Serra é forte a participação de padrinhos corporativos (empresas). A expectativa é de que no estado sejam recebidas 15 mil cartas.
Caso não haja padrinhos para todas as cartas, as crianças que não receberem presentes terão uma carta-resposta do ‘papai noel’.
Sobre o projeto Papai Noel dos Correios
O projeto surgiu há 26 anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao Bom Velhinho e, sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas e até com apoio de comunidades. A quantidade de cartas crescia a cada ano e em 1996 a campanha “Papai Noel dos Correios” tornou-se corporativa, passando a contar com a participação da sociedade na adoção das cartas.