E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Operação Rede de Fumaça apreende mais de 25 mil cigarros eletrônicos e 107 mil maços contrabandeados

Compartilhe:
Foto: Divulgação
Compartilhe:

Uma parceria entre a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resultou na Operação Rede de Fumaça, deflagrada nesta terça-feira (24), uma ação de âmbito nacional voltada ao combate à comercialização de cigarros eletrônicos, que são proibidos no Brasil. Em todo o país, foram apreendidos mais de 25 mil produtos. 

Além dos dispositivos eletrônicos, a ação apreendeu 107 mil maços de cigarros convencionais contrabandeados. A meta é reduzir a oferta de produtos proibidos no mercado nacional e proteger a saúde pública e alertar à população de que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, representam um grave risco à saúde.  

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo informações da Anvisa, o público jovem tem sido apontado como o principal alvo de fabricantes, importadores e distribuidores desse tipo de produto. 

Pesquisas mostram que o cigarro eletrônico pode ser a porta de entrada para o tabagismo. A iniciação ao uso de produtos de tabaco convencionais, a partir do uso de cigarros eletrônicos, tem sido objeto de diversos estudos, principalmente em relação a crianças e adolescentes. Segundo estudos, há mais chances de usuários de cigarros eletrônicos migrarem para o uso de cigarros convencionais, quando comparados a não usuários desse tipo de dispositivo. 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também