23 C
Serra
terça-feira, 24 de novembro de 2020

Número total de mortes dispara na Serra em 2020

Leia também

Serra registra aumento de mortes diárias por Covid-19 e perde seis moradores em 24h

Sendo a segunda cidade capixaba com o maior número de mortes causadas pelo coronavírus, a Serra voltou a registrar...

CPI quer prisão de homem que espetou gato vivo no ES

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, recebeu uma denúncia estarrecedora no município de Linhares.  Em vídeos...

Empresas da Serra abrem 163 vagas de emprego para moradores nesta terça

É morador da Serra e está procurando uma oportunidade de trabalho? Então fique atento para as chances que foram...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

A Serra já tem 400 mortes a mais em 2020 do que todo o 1º semestre do ano passado. A imagem é do cemitério da sede do município. Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra/Everton Nunes

Cidade capixaba com mais vítimas fatais da pandemia de covid-19, a Serra está experimentando um aumento total no registro de falecimentos que contabiliza óbitos por todos os motivos. Até por volta das 16h desta sexta (26), já tinham sido contabilizadas 1.777 registros de óbitos em cartórios do município. Em 2019, em todo 1º semestre os números apontavam para 1.377 falecimentos.

Os dados são dos registros civis disponibilizados pelo Portal da Transparência. E apontam até agora para crescimento de 30% nas mortes somadas todas as causas na cidade. Variação percentual que deve crescer ainda mais, pois o primeiro semestre de 2020 só se encerra na próxima terça-feira (30).

Em números absolutos, houve acréscimo de 400 mortes. O que também chama a atenção, uma vez que as vítimas fatais do novo coronavírus na cidade somavam 289 pessoas, conforme o Painel Covid-19 do Governo do ES atualizado também nesta sexta-feira (26).

Outro dado curioso é que o número total de mortes no Estado também aumentou  – de 12.213 para 13.054 – mas numa proporção de 6,8%, portanto bem menor que o crescimento na Serra.  Esses dados são do Portal da Transparência.

Em valores absolutos, o Estado registrou acréscimo de 841 óbitos por todas as causas. Há de se ressaltar que os números de 2019 referem-se ao semestre completo, ao passo que os de 2020 são de 1º de janeiro até hoje (26).

Em todo o ES a covid-19 já havia matado 1.507 pessoas até a tarde desta sexta. A 1ª morte pelo novo coronavírus no ES aconteceu em 02 de abril. Foi de um morador da Serra que estava internado no hospital Jayme Santos em Morada de Laranjeiras.

Covid 19 e atendimento a outros problemas de saúde    

Nos lugares em que o número de contaminados pelo novo coronavírus foi (ou é) mais alto, tem se repetido a superlotação de hospitais, notadamente dos leitos de UTI. Isso tem criado dificuldade no atendimento não só para os doentes pela covid-19, mas também para pacientes com outros problemas.

Tratamentos de outras doenças tem ficado prejudicados, seja pela ocupação das unidades de saúde e hospitais por pacientes com o novo coronavírus, seja pela sobrecarga de trabalho e alto índice de contaminação entre médicos, enfermeiros e auxiliares. Da mesma forma que não é incomum as pessoas deixarem de procurar atendimento médico por medo de contrair a covid-19 nos estabelecimentos de saúde.

Os dois maiores hospitais públicos localizados na Serra, o Dório Silva e o Jayme Santos, passaram, paulatinamente, a atender somente doentes pela covid-19 durante a pandemia. Ambos viraram referência estadual para atender vítimas do novo coronavírus, acolhendo pacientes de todo o ES.

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!