Após 11 meses de obras, a Prefeitura da Serra concluiu a maior intervenção de mobilidade urbana e infraestrutura já realizada no município com recursos próprios: a duplicação da Avenida Civit I. O trecho estratégico, que liga o polo industrial Civit I à BR-101, será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira, 2 de dezembro.
Com um investimento de R$ 123,9 milhões, o projeto transformou a antiga via, que possuía apenas uma faixa por sentido, em uma moderna avenida de seis faixas — três em cada direção.
A nova avenida se estende por 3,5 quilômetros, entre o Trevo de Maringá e a BR-101, e promete revolucionar o fluxo de trânsito na região, beneficiando diretamente os mais de 13 mil veículos que utilizam a via diariamente.
Conexão do Civit I à BR-101 na Serra
A duplicação da avenida deve melhorar o fluxo de tráfego em até 150%, tornando-se um importante corredor de escoamento para o polo industrial do Civit I. A via agora se conecta com mais facilidade à BR-101 — que futuramente será a Avenida Mestre Álvaro — com um sistema de intervenções semafóricas mínimas, garantindo fluidez ao tráfego.
Ciclovia e retornos na nova avenida
Mais do que uma ampliação de faixas, o projeto incluiu diversas melhorias urbanísticas e de mobilidade. Entre os destaques estão:
- Ciclovia completa ao longo da avenida, incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte;
- Parque linear, com 50 metros de largura, áreas verdes, trilhas para caminhada, quadras esportivas, pista de skate, estacionamento e outros equipamentos de lazer e inclusão social;
- Retornos estratégicos para facilitar o acesso a empresas, residências e comércios;
- Sistema de drenagem eficiente para escoamento de águas pluviais;
- Nova sinalização horizontal e vertical, garantindo mais segurança no trânsito.
Semáforos inteligentes na avenida Serra
Outro avanço tecnológico incorporado ao projeto foram os semáforos inteligentes, que permanecem abertos (verde) para os veículos, fechando (vermelho) apenas quando pedestres solicitam a travessia. Essa solução reduz o impacto das intervenções semafóricas no trânsito, especialmente em horários de menor movimento de pedestres.
Obra da avenida pode atrair novas empresas para a Serra
Além de resolver gargalos na mobilidade, a obra promete impulsionar o desenvolvimento econômico da região. O prefeito Sergio Vidigal destacou o impacto positivo na valorização imobiliária e na qualidade de vida dos moradores.
“Essa é a maior obra de mobilidade e infraestrutura da história da Serra. A entrega da avenida representa um marco para os mais de 62 mil habitantes dos bairros próximos. A previsão é de uma melhoria de 150% no trânsito entre a Avenida Civit I e a BR-101”, declarou o prefeito ao Jornal Tempo Novo.
A secretária de Obras, Izabela Biancardi, também enfatizou os benefícios econômicos da intervenção. “Essa infraestrutura já está atraindo novos investimentos. Empresas estão instalando galpões na região, o que reflete diretamente na geração de emprego e renda. Nosso objetivo sempre foi promover qualidade de vida aos moradores enquanto fortalecemos o desenvolvimento econômico da Serra”, afirmou.
A nova avenida foi nomeada de “Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro”, uma homenagem ao empresário fundador da Fibrasa, localizada no Civit e da Associação dos Empresários da Serra, em 1978.
Inauguração
A inauguração da obra vai acontecer na próxima segunda-feira, às 18h30, e contará com show do cantor gospel Anderson Freire. O dia também vai marcar o início da iluminação de Natal do local.
O evento gratuito acontecerá no Parque Linear da nova avenida Civit, próximo ao condomínio Vista de Barcelona, logo na entrada de Porto Canoa.