
Não é verdade que o deputado federal Felipe Becari, recém-eleito, está ampliando seu programa de proteção animal para outros estados brasileiros, além de São Paulo.
O Tempo Novo foi procurado por um grupo de protetoras da Serra encantadas com um projeto apresentado por uma suposta assessora de Felipe que tem como promessa tornar abrigo de animal em OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com apoio do deputado federal, desde questões jurídicas a financeiras.
O suposto apoio seria com compra de ração, castrações, tratamentos veterinários e verbas parlamentares que seria enviadas para custeio do abrigo que aceitasse a proposta apresenta pela mulher.
O abrigo capixaba seguiria os mesmos moldes do Instituto Felipe Becari, que funciona plenamente em São Paulo e que possui mais de 300 mil seguidores em sua rede social.
Por conta do histórico moral de Felipe, as protetoras da Serra que nada viram nas redes sociais do deputado, falando sobre o suposto projeto de ampliar o Instituto, tentaram contato com o paulista, sem sucesso e procuraram o Tempo Novo para saber se o programa e a proposta apresentadas a elas era verídico.
Felipe Becari foi eleito vereador sendo o quarto mais votado do Brasil com 98.717 mil votos e em sua primeira eleição. Ele atuava como policial civil em SP e é muito conhecido pelo Brasil por atuar fortemente na causa animal e por criar e manter o Instituto Felipe Becari. Em seu Instagram pessoal possui quase 2 milhões de seguidores e é muito admirado Brasil afora por ser há mais de 10 anos grande protetor e defensor dos animais.
+ ONG promove feira de adoção de cachorros e gatos em Vitória
O Tempo Novo procurou a assessoria de imprensa do deputado Felipe Becari que por meio de nota disse que não mantem vinculação com o projeto. “Até o momento, não implantamos projetos e parcerias com dimensões nacionais”, disse o deputado por meio de sua assessoria.
Um levantamento feito pelo jornal Tempo Novo em parceria com a ong Associação Amigos dos Animais (Adada) apontava que em 2019, cerca de 2.250 animais viviam em abrigos na Serra, distribuídos em 60 espaços.
O levantamento de parte deste número vem da Adada, que mensalmente doa ração para uma média estimada de 1.400 animais, entre cães e gatos. Já os outros números foram conseguidos pela reportagem que entrou em contato com diversos abrigos e protetores independentes do município.
Veja nota na íntegra
“Nota de esclarecimento”
O Instituto Felipe Becari tem como princípio basilar a comunhão de esforços com os protetores independentes em prol do bem-estar animal e da sua proteção.
Com um pouco mais de um ano nesse modelo, nossas atividades estão em processo de consolidação e organização, de maneira que, até o momento, não implantamos projetos e parcerias com dimensões nacionais.
Desta forma, cumpre-nos informar que o Instituto Felipe Becari não mantem vinculação com o projeto descrito.
Certo de vossa compreensão, permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos.”