Mudas para morador fazer jardim e acabar com lixão

Compartilhe:
As mudas são oferecidas pela própria prefeitura, que as cultiva no Horto Municipal da Serra-Sede. Foto: Gabriel Almeida

 

As mudas são oferecidas pela própria prefeitura, que as cultiva no Horto Municipal da Serra-Sede. Foto: Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Com o objetivo de diminuir os cerca de 1500 pontos viciados de lixo e entulho espalhados pela cidade, o município está incentivando os moradores para a transformação de lixões em jardins nas comunidades.  As mudas são oferecidas pela própria prefeitura, que as cultiva no Horto Municipal da Serra-Sede. Assim como os outros insumos.  As comunidades interessadas entram com a mão de obra.

Uma dessas ações aconteceu em Nova Carapina II, onde um ponto viciado de lixo está sendo transformado em  jardim. O local passou por uma repaginada e ganhou 150 mudas de pingo de ouro.  A comunidade de Novo Porto Canoa também está recebendo o projeto.

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente da Serra, Ronaldo Freire. “Estamos incentivando as comunidades e fornecendo todo o material necessário. Os moradores juntamente com a liderança comunitária fazem o jardim”, explica Ronaldo.

Ronaldo ainda disse que as comunidades podem procurar a Prefeitura para a realização do projeto. “Estamos priorizando comunidades onde o problema é mais crítico, mas o bairro que tiver interesse pode entrar em contato com a Prefeitura”, explica.

Ainda de acordo com Ronaldo as mudas fornecidas são retiradas do horto de Serra-Sede. “Só para Nova Carapina II foram 150 mudas da planta pingo de ouro”, destaca.

Além dos jardins, dez comunidades do município da Serra irão ganhar hortas orgânicas. O projeto ‘Hortas Orgânicas: Aprender a fazer; e fazer para aprender’ contemplará escolas, postos de saúde e creches. O período de implantação vai até novembro.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também