Serra, 21 de Fevereiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de dezembro de 2016 às 15:28

Moradores deixam 1,5 mil carteiras de trabalho abandonadas na Prefeitura


A mais antiga foi emitida em 2004, ou seja, há 12 anos. Foto: Divulgação

Para ingressar no mercado de trabalho e ter todos os benefícios garantidos por lei, um documento é essencial: a Carteira de Trabalho. Ela garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. Porém, o Sine da Serra acumula cerca de 1,5 mil carteiras. A mais antiga foi emitida em 2004, ou seja, há 12 anos.

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Marco Antonio Lima Freire, explica que muitos trabalhadores fizeram a emissão do documento, mas não retornaram ao Sine para a retirá-lo.

Para retirada do documento o trabalhador requerente deverá comparecer ao Sine Serra, no Pró Cidadão, localizado à Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416 – Portal de Jacaraípe, das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Emissão

É importante destacar que o trabalhador não poderá emitir nova carteira em outra cidade ou Estado, devido a integração entre bancos de dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social que, além do PIS, reúne outros dados trabalhistas e previdenciários. O requerente tem suas informações cruzadas e analisadas no ato da solicitação da carteira.

Pelo novo sistema é possível saber se o cidadão possui, por exemplo, outros documentos ativos, número de PIS anterior ou se está recebendo benefícios federais. A possibilidade de validação on-line de dados nacionais em tempo real também ajuda a combater fraudes envolvendo concessão irregular de benefícios trabalhistas, por exemplo.




O que você acha ?

Você é a favor do auxílio moradia para juízes?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por