Morador acusa Cesan de jogar esgoto em lagoa e cobrar pelo tratamento

0

Moradores do bairro Barcelona estão revoltados com Cesan/Ambiental Serra. Eles denunciam que a empresa, que cobra taxa de esgoto na conta de água, fez ligação indevida do esgoto doméstico não tratado coletado das casas na rede de drenagem pluvial que deságua na lagoa Jacuném.

A ligação irregular teria sido feita no final da Avenida Região Sudeste, a principal do bairro. Inclusive há um vídeo feito por moradora mostrando a situação. Com isso o esgoto que deveria ser encaminhado para o tratamento numa estação entre Barcelona e Maringá, vai direto para a Jacuném, que é Área de Proteção Ambiental (APA) e forma o rio que deságua em Jacaraípe.

“É um absurdo. Além de crime ambiental a empresa está lesando o consumidor por cobrar um serviço que não está sendo feito. A comunidade não pode aceitar isso. A lagoa Jacuném é um patrimônio natural que sofre demais com esgoto não tratado e pagamos por isso ainda. Precisamos de socorro”, reclama o morador de Barcelona, Renato Ribeiro.

Segundo a moradora Yara do Carmo Lopes Guimarães a ligação do esgoto na rede pluvial foi feita pela própria Cesan/Ambiental Serra e há anos vem causando transtorno aos moradores da região.

“Quase que diariamente o esgoto desce por toda rede pluvial até a Lagoa. O cheiro na avenida fica insuportável. Toda a semana temos que ligar para a Cesan. Eles vêm até o bairro, retiraram o excesso de esgoto com uma bomba, porém não resolvem o problema em definitivo. O próprio funcionário da empresa confirmou que eles fizeram esse paliativo por conta do subdimensionamento da rede de esgoto do bairro”, afirmou.

A Cesan/Ambiental Serra é concessionária que gerencia o esgoto no município em formato de Parceria Público Privada (PPP) desde janeiro de 2015. De lá para cá, já tomou 51 multas por danos ambientais ligados ao descarte irregular de esgoto. Ao todo o valor das infrações já soma R$ 4.5 milhões. Moradores que tem a rede ligada pela empresa passam a pagar 80% a mais na conta de água. A tarifa é para a coleta, tratamento de esgoto e descarte adequado do líquido.

Ambiental Serra e Cesan foram procuradas, assim que houver resposta será publicado aqui.

Comentários