Mobilização para reverter poluição na lagoa Juara

Compartilhe:
Peixes mortos na lagoa Juara em setembro de 2016: entre as causas está a poluição. Foto: Arquivo TN
Moradores ribeirinho mostram peixes mortos da lagoa no dia 21 de setembro de 2016. Foto: Bruno Lyra

Uma mobilização para reverter a degradação da lagoa Juara, que vem sofrendo sucessivas mortandade de peixes, inclusive com o fim da produção de tilápias em tanques – rede. É o que está articulando o vereador Fábio Duarte (PDT), junto a pesquisadores, ambientalistas, prefeitura, Cesan e consórcio Serra Ambiental, este último há dois anos toma conta do esgoto da cidade.

No último final de semana, pesquisadores da Ufes e o geólogo norte-americano Aswtt Doener Theophilus colheram amostras da água e fizeram o escaneamento do fundo da lagoa. “A ação foi acompanhada em tempo real por pesquisadores de Massachussets, EUA. O trabalho vai virar um relatório, a ficar pronto na próxima semana, e que será entregue ao prefeito Audifax”, explica.

Na última terça-feira (06) Fábio fez audiência pública sobre o tema, onde foi definida a criação de uma comissão para acompanhar as ações para a recuperação da lagoa. A comissão é composta por ativista do Movimento Ambiental da Serra, representantes da secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Câmara de Vereadores; Cesan; Serra Ambiental e pesquisadores.

“O prefeito se mostrou receptivo a comissão. O escaneamento mostrou uma lagoa muito assoreada, com profundidade máxima de 2,8 metros, uma espécie de planta invasora onde se fixam toxinas, pontos de oxigenação muito baixa. Mesmo assim o escâner detectou 27 toneladas de peixes vivos na lagoa. E sete nascentes no leito da lagoa sufocadas pelo assoreamento”, detalha Fábio.

O vereador disse ainda que foi detectado presença de sal na água. Recentemente o rio Jacaraípe, que liga a lagoa ao mar, foi dragado e alargado. “Queremos que a lagoa volte a ficar limpa, gere peixes e seja motor da economia de turismo e lazer na região”, finaliza.  

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também