Miopia e tempo ao ar livre

Compartilhe:
miopia
miopia
Segundo a oftalmologista Liliana Nóbrega, algumas das causas do agravamento da miopia são esforço visual de curta distância, muitas vezes provocado pelo uso exagerado de telas. Foto: Divulgação

A miopia é um problema de visão que, cada vez mais, afeta as pessoas em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2050 metade da população mundial será míope.

São causas do agravamento da doença, entre outros, o esforço visual de curta distância, muitas vezes provocado pelo uso exagerado de telas, a vida urbana, a falta de tempo ao ar livre. Por isso, é importante que as pessoas saibam que medidas simples, como passar mais tempo ao ar livre, podem ajudar a prevenir sua progressão.

Segundo a oftalmologista Liliana Nóbrega, estudos mostram que ficar ao ar livre estimula os músculos oculares a se exercitarem, o que pode ajudar na prevenção do distúrbio visual. Além disso, a exposição à luz natural também é benéfica para a regulação da visão.

+ Entenda como a Serra também evolui na área da saúde

Importante ressaltar, ainda, que outros fatores, como a genética, podem influenciar o surgimento da miopia, tornando-se fundamental a realização de um diagnóstico preciso da saúde ocular por um oftalmologista.

A orientação a todos que têm ou conhecem alguém que tenha um histórico de miopia na família ou já apresentam sintomas da doença é procurar um oftalmologista para avaliar a saúde dos olhos. “Ficam, portanto, as dicas: a prevenção é sempre a melhor opção e passar mais tempo ao ar livre pode ser uma medida simples e eficaz para a saúde ocular”, reforça a especialista.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também