26.8 C
Serra
terça-feira, 22 de setembro de 2020

Mais de 43 mil moradores já se vacinaram contra gripe na Serra

Leia também

CPF do estudante passa a ser obrigatório para matrícula na rede pública de ensino

A Secretaria da Educação (Sedu) passou a estabelecer, a obrigatoriedade de registro do número do Cadastro Nacional de Pessoas...

Polícia prende criminosos com metralhadora e drogas na Serra

A noite da última segunda-feira (21) terminou com apreensão de drogas, metralhadoras e prisão de criminosos na Serra. Tudo...

Detran lança campanha educativa para mostrar fragilidade da vida no trânsito

“E se fosse você?” Esse é o questionamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) aos...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A vacinação está suspensa. Foto: Everton Nunes / Secom PMS

Durante a primeira semana da Campanha de Vacinação contra gripe para os grupos prioritários, a Serra já imunizou mais de 43 mil moradores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a previsão é vacinar outras 87 mil pessoas, mas o Governo Federal precisa enviar novas doses, já que o terceiro lote foi todo disponibilizado à população.

A primeira etapa da campanha foi suspensa pela segunda vez. Isso porque, segundo a Prefeitura da Serra, os três primeiros lotes enviados pelo Ministério da Saúde já chegaram ao fim, ou seja, novas doses precisam ser recebidas para que a vacinação continue. Nesta semana, o governador Renato Casagrande (PSB) solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o envio de mais vacinas, durante uma videoconferência.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, nesta primeira etapa, serão vacinados apenas os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Do dia 16 de abril em diante, passam a ser vacinados também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já no dia 9 de maio começa a vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

+ Veja onde se vacinar contra gripe na Serra

Durante os dois primeiros meses deste ano, a Serra confirmou três casos de gripe Influenza B e um caso de Influenza H3N2. A doença, conhecida popularmente como supergripe, é grave e pode levar o paciente a morte. O Governo Federal decidiu antecipar a campanha por conta do novo coronavírus, a Covid-19, que já infectou 26 capixabas. Na Serra, existem mais de 190 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Serra aguarda novas doses e segue sem previsão para continuar campanha

Ao TEMPO NOVO, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, já vacinou em torno de 43,5 mil pessoas contra a influenza. Contudo, o terceiro lote com 14 mil doses enviadas pelo Governo do Estado já foi todo utilizado. Disse ainda que a prefeitura aguarda o repasse de um novo lote.

“A campanha é em etapas, e neste período são vacinados os idosos e os trabalhadores da saúde, que na Serra somam 44.238 pessoas”, disse por meio de nota.

Comentários

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Polícia prende criminosos com metralhadora e drogas na Serra

A noite da última segunda-feira (21) terminou com apreensão de drogas, metralhadoras e prisão de criminosos na Serra. Tudo começou quando policiais militares do...

Detran lança campanha educativa para mostrar fragilidade da vida no trânsito

“E se fosse você?” Esse é o questionamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) aos motociclistas, em sua nova campanha...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!