• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 64.837 casos
  • 1.366 mortes
  • 62.968 curados
11.4 C
Serra
sexta-feira, 25 junho - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 64.837 casos
  • 1.366 mortes
  • 62.968 curados

Serra inicia campanha de vacinação contra gripe

Leia também

Câmara aprova prorrogação dos contratos dos professores em designação temporária

Após um intenso debate e com placar apertado de 10 votos favoráveis e 9 contrários, a Câmara da Serra...

Fortlev abre novas vagas de emprego para moradores da Serra

Líder nacional em soluções para armazenamento de água, a Fortlev abriu novas vagas de emprego para moradores da Serra....

Site de vacina da Serra recebeu 4 milhões de acessos simultâneos; número é maior que população do ES

Quatro milhões e 487 mil. Esse é o número de acessos simultâneos que o site da Prefeitura da Serra...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

Vacinação está acontecendo em vários locais. Foto: Agência Brasil

Começou nesta segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação contra gripe para os grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a previsão é vacinar mais de 130 mil moradores da Serra durante as etapas da campanha. Nesta primeira fase, serão imunizados somente idosos (acima de 60 anos) e os trabalhadores da saúde. A imunização acontece em postos, escolas, pontos extras e até no Parque da Cidade.

Durante os dois primeiros meses deste ano, a Serra confirmou três casos de gripe Influenza B e um caso de Influenza H3N2. A doença, conhecida popularmente como supergripe, é grave e pode levar o paciente a morte. O Governo Federal decidiu antecipar a campanha por conta do novo coronavírus, a Covid-19, que já infectou 26 capixabas. Na Serra, existem mais de 190 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.

Conforme informado, nesta primeira etapa, serão vacinados apenas os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Do dia 16 de abril em diante, passam a ser vacinados também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já no dia 9 de maio começa a vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Muitos locais de vacinação para evitar proliferação da Covid-19

Ao TEMPO NOVO, a Sesa informou que haverá 41 locais para se vacinar na Serra, entre unidades de saúde, escolas, centro de vivência, e outros. A ideia principal é evitar que o público da campanha fique aglomerado, para que não haja propagação do coronavírus.

Nos territórios de Jardim Tropical, José de Anchieta, Novo Horizonte, São Marcos, Serra Sede e Vista da Serra, a campanha acontecerá somente nos pontos extras. A Unidade Regional de Jacaraípe terá um ponto extra como apoio, mas a vacinação contra Influenza também acontece dentro da unidade.

Nas Unidades Regionais de Saúde, a vacinação acontece das 8h30 às 16 horas. Nas demais unidades básicas de saúde, a vacinação será de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma.

– Unidades Regionais de Saúde

Localizadas em Jacaraípe, Feu Rosa, Boa Vista e Serra Dourada. De segunda a sexta, das 8h30 às 16h.

– Unidades Básicas de Saúde

Localizadas em: André Carlone, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Central Carapina, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Cidade Continental – Setor Oceania, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares e Unidade Itinerante (zona rural). De segunda a sexta, de acordo com o horário da Sala de Vacinação.

Pontos extras:

– Parque Residencial Laranjeiras

Parque da Cidade, de segunda a sexta, das 8h30 às 15h

Centro Comunitário de Laranjeiras, de segunda a sexta, das 8 às 12h

– Jacaraípe

Comitê de Saúde do Idoso, de segunda a sexta, das 12 à 16 horas

– Jardim Tropical

Igreja Batista, de segunda a sexta, das 8 às 11h e das 13 às 15h30

– José de Anchieta

Centro de Vivência, de segunda a sexta, das 8 às 12h

– Novo Horizonte

EMEF Aureníria Correa Pimentel, segunda a sexta, das 8 às 16h

– São Marcos

EMEF Herbert de Souza, segunda a sexta, das 8 às 15h30

– Serra Sede

Centro Comunitário de Serra Sede, segunda a sexta, das 8 às 16h

– Vista da Serra

Associação de Moradores, segunda a sexta, das 13 às 17h

Sobre a Influenza

O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!