Levantamento sobre segurança aponta aumento em crimes de homicídio no ES

Compartilhe:
armas
O relatório foi apresentado durante reunião da Comissão de Segurança da Ales. Foto: Divulgação PM

 

Durante reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales), nesta terça-feira (8), o subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel Márcio Celante, apresentou números da segurança pública no Espírito Santo em 2023.

Os números levam em conta as ocorrências registradas até a presente data, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os registros de crimes letais intencionais subiram de 595 para 597, um aumento de 0,3%. A maioria das ocorrências é referente ao crime de homicídio doloso (575), em seguida latrocínio (18) e lesão corporal seguida de morte (2).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Subiram de 267 para 290 os confrontos entre criminosos e as forças policiais, um aumento de 8,6%. Esses confrontos resultaram em um total de 28 mortes, duas a mais do que em 2022.No mês de julho foram registrados 64 crimes dolosos (praticados intencionalmente), 28 a menos que em julho do ano passado.

Sobre as características dos homicídios registrados no Estado, um pouco mais da metade, 52%, ocorreram em vias públicas; 62% das vítimas tinham algum envolvimento com o tráfico de drogas; 71% dos homicídios foram realizados com armas de fogo, praticamente a metade ocorreu nos finais de semana (49%), no período noturno (51%); 87% das vítimas eram homens e 76% eram pretos ou pardos.

No encontro, recebeu destaque a queda no número de registros nas cidades de Viana, que teve uma queda de 54,5%, Vila Velha 23% e Serra 18,6%. Já a capital Vitória observou um aumento de 15,4% e Guarapari 7,4%.

Em relação ao número de prisões e apreensões registradas até o período, foram 774 acusados de homicídio presos e 2.315 armas apreendidas. Ainda dentro dos números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o subsecretário destacou que não existe nenhum município capixaba entre os 50 mais violentos do país e que houve uma queda de 22% nas mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes de 2021 para 2022.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também