Por Conceição Nascimento
Uma reunião nesta quarta (19) deve definir os detalhes do estacionamento rotativo na Serra, previsto para entrar em vigor em seis meses. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Silas Maza. “Vamos tentar antecipar o funcionamento do estacionamento, e discutiremos a regulamentação da lei nesta reunião, com representantes da Engenharia e da Operação de Trânsito”, disse Maza.
Segundo Maza o rotativo vai começar por Laranjeiras e deverá se estender a outros bairros e regiões com maior fluxo comercial como Serra-Sede e Jardim Limoeiro, Jacaraípe.
O secretário frisou ainda que embora o projeto aponte a possibilidade do serviço ser oferecido pelo município, o modelo deverá ser o da concessão à iniciativa privada, que pode ter duração de dez anos.
As ruas e avenidas que receberão o rotativo ficarão dividas em duas zonas, segundo o projeto: “Azul” e “Branca”. Na primeira o motorista parou o veículo e a cobrança já começa. Na Branca, que deve ficar em frente a hospitais, prontos-socorros, farmácias, correios e outros determinados pelo Poder Executivo, haverá tolerância de 15 minutos e o motorista terá que acionar o pisca-alerta.
O gerenciamento e a fiscalização do serviço ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Defesa Social (Sedes).
Aprovado
O projeto de lei que cria o estacionamento rotativo na Serra foi aprovado na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (17). A matéria recebeu 20 emendas que acabaram rejeitadas durante a votação.
“Votei contra porque na minha concepção o cidadão deveria ter meia hora pela manhã e mais meia hora à tarde de gratuidade, mas a emenda que apresentei não foi acatada pelos vereadores. Defendia que o serviço fosse totalmente gratuito”, frisou o vereador oposicionista Gideão Svensson (PR).
Já o vereador governista Marcos Tongo (SD) foi favorável à matéria. “Entendo que o estacionamento vai atender a uma solicitação dos lojistas, especialmente de Laranjeiras. Os municípios da Grande Vitória já utilizam o modelo”, disse.