Lamas quer lista de quem suja a lagoa Jacuném

Compartilhe:
Bruno Lamas quer saber quais regiões continuam sendo abastecidas. Foto: Divulgação/ Assembleia Legislativa

O nome das empresas, o tipo de esgoto industrial que estão jogando na lagoa Jacuném e a quantidade do que é descartado no manancial. É o que quer saber o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que tem base eleitoral na Serra.

De acordo com a assessoria do deputado, a formalização do pedido das informações foi protocolada na tarde de ontem (26), junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e Cesan. A situação da Jacuném foi debatida na última quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa, durante reunião da Frente Parlamentar de Combate a Pesca Predatória e Preservação de Nascentes, Mananciais, Manguezais e Lagoas, da qual Bruno é membro.

Na reunião também foi discutido o lançamento de esgoto doméstico, que nos últimos anos vêm provocando a proliferação descontrolada de plantas aquáticas e fazendo sumir o espelho d’água; a caça; pesca predatória e ainda o risco à saúde de quem consome os peixes do manancial.

A Jacuném está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal, que possui uma sede com bela vista panorâmica da lagoa, onde inclusive, funciona destacamento da Polícia Ambiental e da divisão Ambiental da Guarda Municipal.

A lagoa é cercada pelas indústrias dos Civit´s I e II e recebe esgoto, tratados ou não, dos bairros da região. Suas águas descem para a praia de Jacaraípe pelo rio que deságua na praça Encontro das Águas.

 

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também