Jararaca é resgatada em chácara do bairro Novo Horizonte

0
Jararaca é resgatada em chácara do bairro Novo Horizonte
A jararaca foi imediatamente introduzida em seu habitat natural já que estava sadia e pronta para retornar a natureza. Foto: Divulgação Amigos do Mestre Álvaro

Um  morador do bairro Novo Horizonte tomou um baita susto na última quarta (17). É que uma jararaca adulta de um metro e meio foi encontrada numa chácara da região.

Segundo Bismark Alves Ferreira, conhecido como Bismark Jardineiro, da ong Amigos do Mestre Álvaro, a cobra foi capturada pelo morador que ligou para a Fiscalização Ambiental da Serra, que atendeu ao chamado, indo resgatar o animal.

“Depois os fiscais a levaram até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), mas como o animal estava em perfeito estado de saúde, foi encaminhado para soltura que aconteceu na Área de Proteção Ambiental (Apa) Mestre Álvaro, num local longe de trilhas e moradias”, conta Bismark que acompanhou o trabalho.

“Eu como presidente da Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro acompanho quando posso para informar a sociedade da importância de preservação deste animal”.

O biólogo Cláudio Santiago dá dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência. “Nunca tente conter uma serpente. Se for a jararaca, chame imediatamente a Polícia Ambiental. Ela é mortal, dependendo do tamanho da pessoa, criança principalmente. Não adianta, nunca seremos mais rápido do que o bote desta cobra. Apenas um arranhão do dente dela, a pessoa já terá problema sério, perda de tecido, entre outros problemas. Nem com a cobra morta deve-se tocar nela, porque o veneno ainda está ali presente”, destaca.

Serviço

Resgate de animais silvestres (Fiscalização Ambiental)

3291-7435 / 99951-2321

Comentários