
Os moradores de uma residência em Manguinhos, na Serra, tiveram uma surpresa inesperada na noite de quinta-feira (19). Um jacaré imenso invadiu o quintal da casa e causou um grande susto, ainda mais que aparentava estar agressivo, segundo relatos de vizinhos.
De acordo com os moradores, o jacaré-de-papo-amarelo surgiu na residência após as 19 horas. O animal entrou no quintal da casa e, assim que avistaram a presença do jacaré, os moradores acionaram a Polícia Ambiental. Porém, ninguém foi ao local realizar o resgate.
Os moradores relataram que foram dormir e, na manhã desta sexta-feira (20), o jacaré não estava mais no local. Ninguém sabe dizer como e nem quando o animal saiu do quintal. Imagens mostram que o jacaré era enorme e vizinhos relataram que ele estava bastante agressivo.
O coordenador do projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, informou que, neste caso, não houve acionamento para resgate. Informou ainda que, na região, é comum o aparecimento desses jacarés. Apesar disso, não há relatos de ataques a pessoas.
De acordo com ele, a orientação em casos como este é que os moradores não se aproximem do animal em hipótese alguma. Ainda segundo ele, a população pode acionar o Instituto Caiman para resgate e cuidado de jacarés.
Pedido de resgate de jacaré na Serra
O telefone é (27) 99818-3188. O Ibraff pode ser acionado pelo telefone: 27 99994-9438. Também pode ligar para a Polícia Ambiental: (27) 3636-1650.
Ainda segundo Yhuri, o jacaré é de extrema importância para o equilíbrio da Mata Atlântica.
“O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando situações como essa vista”, destacou o coordenador do projeto.