Invasão atinge área de preservação em Manguinhos

0
Invasão atinge área de preservação em Manguinhos
Neste domingo (03) foi ateado fogo. Foto: Reprodução de Vídeo/Morador

O fundo de Vale entre os bairros Ourimar e Manguinhos, que é área de preservação permanente,  está sendo invadido. A denúncia é de moradores da região que, por questões de segurança, não terão os nomes divulgados.

Um desses moradores flagrou a ação dos invasores neste domingo (02) e gravou vídeo mostrando queima na vegetação e cercas colocadas na área de preservação. O vídeo pode ser visto em nossa fan page no Facebook.   

O local agredido fica em frente ao trevo de Manguinhos.  Possui vegetação de brejo e mata Atlântica, sendo a última porção ainda preservada da microbacia do córrego Laripe.

O córrego está poluído pelo esgoto que desce das regiões de Vila Nova e parte de Feu Rosa, além de ter sido impactado pelo antigo lixão que existia na região.  Mas encontra justamente nessa área que está sendo invadida um conjunto de taboas (plantas que crescem em brejo) que funcionam como filtro natural.  

Sendo assim, as águas do Laripe não chegam tão sujas à divisa entre as praias da Baleia e de Manguinhos. Ainda não há informação de quantas pessoas estariam participando da invasão.

Essas pessoas também não aparecem no vídeo divulgado pelo morador, que afirmou que a situação ocorre há pelo menos 20 dias.  

Mas o fato é que o terreno em questão é cobiçado pelo mercado imobiliário, sendo vizinho a condomínios de prédios construídos nos últimos anos em Feu Rosa, Ourimar e Manguinhos.

Fiscalização

Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra disse que uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) irá ao local junto com homens da Polícia Ambiental na manhã desta segunda feira (03) para averiguar a denúncia. 

Área de preservação está sendo alvo de invasores em Manguinhos. Confira vídeo e saiba mais detalhes dessa historia em nosso portal: goo.gl/J4YQqF

Posted by Jornal Tempo Novo on Monday, April 3, 2017

Comentários