Incêndio queimou 10 mil m² de restinga em Praia Mole, dizem Bombeiros

0
42
A queimada aconteceu no último dia 11 na Apa de Praia Mole. Foto: Divulgação

O incêndio que atingiu a restinga da Área de Proteção Ambiental (Apa) Estadual de Praia Mole no último dia 11 de outubro, queimou 10 mil m2 de vegetação, segundo o Corpo de Bombeiros, cujos homens trabalharam no combate às chamas.

O terreno afetado pelo fogo é maior que um campo de futebol padrão Fifa (que tem 0,7 hectare)  e fica na praia Mole, na faixa de restinga entre o bairro Praia de Carapebus e a ArcelorMittal Tubarão. Curioso é que o órgão responsável pela Apa, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), disse que a área afetada foi de apenas 200 m2, cinqüenta vezes menor do que o informado pelos Bombeiros.

O órgão estadual acrescentou dizendo que não houve dano expressivo aos animais silvestres que vivem no trecho de restinga atingido. Tanto o Iema quanto o Corpo de Bombeiros disseram que as causas do incêndio estão sendo investigadas.

O presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, Anderson Muniz, esteve no local atingido pelo fogo. Segundo ele, pelo tamanho da área afetada, é provável que a conta dos Bombeiros esteja correta. “Não foi uma área pequena de meio lote (200 m2 ) como o Iema falou. Queimou uma área muito maior”, disse o líder comunitário.

Comentários