30 C
Serra
domingo, 24 de Maio de 2020

CORONAVÍRUS NA SERRA

cidade registra 1.777 infectados, 107 mortos e 554 curados

Ifes permanecerá com aulas presenciais suspensas até o dia 17 de abril

Publicado em:
Atualizado em:

Leia também

Academias de ginástica do Estado voltam a funcionar nesta segunda-feira (25)

O Governo do Estado liberou as academias de ginástica para voltar a funcionar a partir desta segunda-feira (25), em...

Idosos de asilos da Serra testam positivo para Covid-19

Três residentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da Serra testaram positivo para o novo coronavírus. O município...

Mais 12 moradores da Serra morrem por coronavírus e cidade já registra 107 óbitos

Em apenas 24 horas, a Serra registrou 12 novas mortes causadas pela Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

 O Ifes da Serra fica em Morada de Laranjeiras. Foto: Gabriel  Almeida

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) permanecerá com as atividades letivas presenciais suspensas até o próximo dia 17 de abril, em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19). O novo prazo foi definido nesta quarta-feira (1º), em reunião do Comitê de Crise da Instituição. O grupo tem tomado decisões cautelosas em virtude da possibilidade de mudanças no cenário do Estado e do Brasil em curtos períodos de tempo, a cada 10 ou 15 dias.

O  Espírito Santo já alcançou estágio de transmissão comunitária da Covid-19, e com isso entra em alerta vermelho na classificação dos casos de coronavírus.
Comitê decidirá sobre Educação a Distância (EaD)
O Comitê de Crise do Ifes também discutiu sobre possibilidades da utilização de recursos de educação a distância e de tecnologias educacionais como forma de reposição de parte dessas aulas durante o período de isolamento social. Após realizar uma pesquisa com os estudantes, a instituição agora está reunindo informações sobre docentes que já estão aptos para atuarem nessa modalidade.
O Ifes está elaborando uma proposta viável de atuação para este período, que deve ser anunciada após a próxima reunião do Comitê. Conforme já divulgado na última semana, é recomendado que docentes e técnicos administrativos realizem as capacitações específicas para atuação na educação a distância. Há cursos online ofertados pela instituição, disponíveis gratuitamente, em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/.
Proposta de ensino híbrido
O Comitê também definiu que, como estratégia para reposição das aulas presenciais após o retorno das aulas, a instituição estudará a proposta de implementar o ensino híbrido. Ou seja, parte dessa reposição acontecerá presencialmente e parte dela de forma virtual, por meio da educação a distância.
Pesquisa com estudantes
O resultado preliminar da pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os alunos de todos os níveis do Ifes, que teve a participação de 9717 estudantes, demonstra um público bastante heterogêneo no que se refere a acesso à internet, seja por meio de computador ou smartphone.
Também, foi constatado que alguns alunos são favoráveis a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade a distância (51,5%), outros se preocupam com a qualidade dos cursos nesta modalidade e não são favoráveis (31,7%) e ainda, há aqueles que desconhecem a modalidade a distância (16,8%).
Os resultados da pesquisa não são conclusivos para a tomada de decisões. Entretanto, o Ifes continua avaliando todas as possibilidades, caso seja necessária a manutenção da suspensão das aulas por um longo período de tempo. A Instituição realizará uma análise estatística da pesquisa e fará a divulgação em breve.
A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está agendada para a próxima quarta-feira (8). Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas a qualquer tempo.
Veja abaixo as decisões já tomadas pelo Comitê, em reuniões anteriores: 
Pós-graduação e cursos EaD
Com relação a pós-graduação, que compreende os cursos de aperfeiçoamento, especialização e os mestrados, cada programa poderá optar por realizar as aulas a distância ou não, desde que os estudantes não sejam prejudicados e que não ocorram atividades presenciais. As atividades dos cursos a distância continuam acontecendo, sem encontros presenciais.
Atividades administrativas
Conforme divulgado no último dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. Em relação ao trabalho remoto, o Comitê de Crise orienta que as chefias imediatas registrem as atividades remotas desenvolvidas pelos servidores de seu setor. A medida é importante para avaliação do trabalho remoto, mesmo que em caráter excepcional, e, também, para possíveis demandas dos órgãos de controle.
Processo seletivo
O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2020 está mantido, mas a gestão analisará uma forma de simplificá-lo, adaptando-o às condições impostas pela quarentena. Definições serão feitas pela Pró-reitoria de Ensino, pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e pelos campi do Ifes nos próximos dias.
Comentários

Mais notícias

Idosos de asilos da Serra testam positivo para Covid-19

Três residentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da Serra testaram positivo para o novo coronavírus. O município conta com 23 instituições de longa...

Mais 12 moradores da Serra morrem por coronavírus e cidade já registra 107 óbitos

Em apenas 24 horas, a Serra registrou 12 novas mortes causadas pela Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)....

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem