Horta no lugar de lixão em área verde

0
Voluntário e funcionário da Prefeitura preparam os canteiros. Foto: Renato Ribeiro
Voluntário e funcionário da Prefeitura preparam os canteiros. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Um terreno antes usado para descarte inadequado de lixo, entulho e outros resíduos em área de Barcelona, começa a dar lugar à horta comunitária. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com parceria da Associação de Moradores do bairro e faz parte do projeto ‘Plantar Serra’.

A ação começou na última terça (14), com participação de 20 moradores e da Pastoral da Criança, além dos técnicos da Semma. Foram plantadas mudas para a formação de uma cerca viva, além da formação dos primeiros canteiros, onde ficarão as hortaliças.   Também está previsto canteiro com plantas medicinais e plantio de árvores nativas.

“É uma satisfação ver a comunidade participando. Não há melhor exemplo do que esse para aqueles moradores do nosso bairro que ainda insistem em descartar lixo em áreas verdes” destaca Luciano Flores, um dos moradores voluntários que participaram.

A manutenção e a distribuição do que for produzido na horta comunitária será de responsabilidade da Associação de Moradores. A intenção é que as hortaliças sejam encaminhadas através de doações para instituições sociais, para instituições públicas de ensino ou para consumo de moradores do próprio bairro.

Outro ponto viciado de descarte de lixo que começa ganhar uma cara nova é o localizado na Avenida Região Sudeste, acesso ao bairro pela BR 101. A prefeitura, através da Secretaria de Serviços – SESE, limpou e iniciou o cercamento da área. A previsão é que até o fim deste mês a área esteja totalmente cercada.

 

Comentários