smobile

BrasilTEMPO NOVO
As notícias nacionais que interessam a você

Governo diminui de 40% para 5% o limite de desconto do consignado no Auxilio Brasil

consignado
Com a mudança da análise de empréstimos do consignado do Auxílio Brasil, a concessão ficou restrita a clientes com boa análise de risco. Foto: Agência Brasil
MARIANNA HOLANDA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu de 40% para 5% o limite de desconto no benefício de programas sociais, como o Auxílio Brasil, referente ao pagamento de crédito consignado.

Além disso, passará a valer uma taxa de juros inferior à determinada no ano passado, de 3,5% para 2,5% ao mês. E a medida limita o número de parcelas mensais e sucessivas a seis -hoje podem ser até 2 anos. As medidas restringem o endividamento das famílias.

A mudança consta em portaria publicada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, comandado por Wellington Dias.

O texto altera uma portaria do ano passado que regulamentava a medida. O crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil era uma das principais promessas de campanha do então presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi editada em agosto de 2022.

O então ministro da Cidadania, João Roma, responsável pelo programa dizia que a medida seria um instrumento para dar acesso a crédito mais barato a quase 23 milhões de famílias contempladas pelos dois programas sociais.

Já entidades de defesa do consumidor e especialistas, por sua vez, criticam a iniciativa por abrir a porteira para maior endividamento de uma parcela da população que já depende de transferências do governo para arcar com suas despesas básicas.

Depois do segundo turno das eleições, a Caixa Econômica Federal passou a limitar a oferta de suas linhas de crédito e mudou a análise de empréstimos do consignado do Auxílio Brasil. A concessão ficou agora restrita a clientes com boa análise de risco.

Em novembro, o banco passou a liberar menos dinheiro nas concessões aos beneficiários do programa social, limitando o comprometimento da renda a 20%, ante 40% -teto permitido por lei e montante padrão antes das eleições.

Segundo membros do Conselho de Administração da Caixa ouvidos pela reportagem, o banco restringiu as concessões de empréstimo em todas as linhas de crédito ofertadas pela instituição depois de ter atingido os limites orçamentários para o ano.

+ Moradora da Serra faz três cirurgias de silicone, tem infecção e perde causa na justiça

No início de novembro, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Aroldo Cedraz negou um pedido do Ministério Público para que a Caixa deixasse de fazer novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil.

O pedido havia sido feito pelo subprocurador Lucas Furtado antes do segundo turno das eleições. Ele também havia solicitado avaliação dos critérios adotados pelo banco público para a concessão, com o objetivo de impedir a sua utilização com finalidade meramente eleitoral.

Cedraz determinou o arquivamento dos autos, afirmando que as informações apresentadas pela Caixa no processo “afastaram por completo a suposta irregularidade quanto à não-observância de procedimentos operacionais ou de análises de risco essenciais e prévios à decisão de ofertar o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil”.

Apesar das previsões e mudanças, a grande maioria dos beneficiários não se interessa pelo empréstimo

Pesquisa realizada pelo Datafolha, em dezembro passado, mostrou que dois em cada três brasileiros beneficiados pelo Auxílio Brasil não pegaram e não pretendem contratar o empréstimo consignado direcionado a esse público.

São 15% os que declaram já ter feito o empréstimo nessa modalidade. Outros 13% não fizeram, mas pretendem contratar a linha de crédito. Outros 66% não fizeram e não pretendem pegar esse crédito, de acordo com o levantamento realizado nos dias 19 e 20 de dezembro.

Na pesquisa anterior sobre o tema, de 25 a 27 de outubro, 18% declararam já ter feito o empréstimo. Outros 19% não haviam feito, mas pretendiam contratar a linha de crédito. Eram 58% os que não pretendiam fazer.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Museu da Serra de portas abertas com agendamento digital

O Museu Histórico da Serra, localizado em Serra Sede, está de portas abertas para visitação. O local recentemente recebeu melhorias e está pronto para...

Casa da Rosa abre novas oportunidades na Serra

Em tempos em que qualificação é a chave para abrir portas no mercado de trabalho, a Prefeitura da Serra — por meio da Casa...

Idosa morre atropelada em uma das principais avenidas da Serra

Uma idosa de 84 anos, que não teve a identidade divulgada, morreu após ser atropelada na manhã deste sábado (14), na cidade da Serra....

Homem é morto a tiros em quintal na Serra

Um homem, que não teve a identidade e a idade reveladas, foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (13). O caso aconteceu no...

Planejamento Financeiro: especialista explica como evitar desacordos e construir um futuro seguro

Um levantamento recente da plataforma MeuPatrocínio revelou que problemas financeiros são responsáveis por 60% dos divórcios no Brasil. Em meio às despesas mensais, dívidas...

Sete motos “barulhentas” são apreendidas na Serra

Uma ação integrada de fiscalização contra irregularidades no escapamento de veículos recolheu sete motos na Serra. A operação aconteceu na noite da última sexta-feira...

Tempo frio chega e termômetros na Serra podem chegar a 15ºC

Moradores e visitantes da Serra podem esperar um fim de semana de tempo instável, mas com temperaturas amenas e agradáveis. Segundo a previsão meteorológica,...

Homem morre atropelado após atravessar fora da faixa na BR 101 na Serra

Um homem de 60 anos morreu atropelado na noite desta sexta-feira (13), após ser atingido por uma motocicleta enquanto atravessava fora da faixa. O...

Justiça suspende terceirização da UPA da Serra Sede após ação do Ministério Público

A Justiça determinou a suspensão imediata do processo de terceirização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. A medida interrompe o edital...