23.7 C
Serra
sábado, 16 outubro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Gambá é resgatado dentro de residência no bairro São Diogo

Leia também

Câmara da Serra lança campanha para arrecadar e distribuir absorventes íntimos

A discussão sobre pobreza menstrual mobilizou a Mesa Diretora da Câmara da Serra. O presidente da Casa, vereador Rodrigo...

Serrana consegue anular dívida de R$ 14 mil após procurar ajuda no Procon-Ales

Com base na Lei 11.353, de autoria do deputado Vandinho Leite, que diz que moradores atuais das residências não...

Vidigal anuncia programa para castração e recolhimento de cães e gatos no município

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, anunciou na tarde desta sexta-feira (15) que está criando, por meio da secretaria...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

O animal foi resgatado na manhã desta sexta-feira (8). Foto: Divulgação

Um gambá foi resgatado na manhã desta sexta (8) numa área urbana, sem mata no entorno, pela Fiscalização Ambiental da Serra. O chamado foi feito por moradores, que acharam um gambá em uma residência do bairro São Diogo.

O animal estava em boas condições e não foi necessário o encaminhar ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona. Ele foi solto na Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole.

Chamou atenção dos Auditores Fiscais de Meio Ambiente da Serra o fato de, na região, não haver vegetação que propicie o aparecimento da espécie.

“Nesta manhã de sexta-feira (8) estivemos na companhia do presidente da comunidade de São Diogo, Juninho Barata, realizando o resgate de um gambá numa residência próxima à avenida Norte Sul. Após a moradora e comerciante Maria Amélia Mara entrar em contato com Secretaria de Meio Ambiente, no qual os Auditores Fiscais verificaram que a espécie (gambá) estava saudável e com uma ótima aparência. O que nos chamou a atenção é que próximo à residência não tem nenhuma vegetação que propicie o aparecimento da espécie”, disse Ronaldo Freire, que é auditor de meio ambiente.

Os gambás são animais muito importantes para a fauna nacional. Eles possuem substâncias que inibem o veneno de escorpiões e cobras e também são responsáveis pelo soro que ajuda no tratamento dessas picadas: as proteínas do sangue deles bloqueiam efeitos como hemorragia e edema. Desta forma, ao encontrar este tipo de animal, não o mate. Acione a fiscalização ambiental.

Denúncias

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelo telefone (27) 99951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato das 8 às 0h. Já na segunda-feira, das 8 às 17 horas.

 

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!