Filtro solar, hidratação, hora e comida certa para curtir praia com saúde | Portal Tempo Novo

Serra, 18 de junho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 11 de janeiro de 2019 às 9:40

Filtro solar, hidratação, hora e comida certa para curtir praia com saúde

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Cuidado. Géssica vai a praia de Manguinhos com a filha Milena em horários de sol mais brando e mesmo assim, não dispensa filtro solar e blusa para proteger a criança. Foto: Fábio Barcelos

Durante o verão, estação mais quente do ano, muitas pessoas aproveitam as praias para tomar um banho de mar e se refrescar do calorão, mas o que é pra ser somente diversão pode se tornar um grande problema de saúde se o banhista não tomar os devidos cuidados com o sol e o calorão.

Utilizar protetor solar, se hidratar e tomar cuidado com a alimentação são algumas das dicas que devem ser colocadas em prática, principalmente com as crianças. O médico Luiz Carlos Bezerra alerta que algumas frutas cítricas e suco de limão podem ajudar a causar queimaduras na pele. “O banhista deve evitar comer comida de procedências duvidosas e mal conservadas. Para quem está curtindo a praia, o mais importante da alimentação é ingerir comida saudável e tomar muito líquido para evitar desidratação”, destaca.

Bezerra ainda destacou a importância da utilização do protetor solar. “O filtro solar deve ser passado 20 minutos antes da exposição ao sol e dura de 2h a 3h, devendo ser em todo o corpo, inclusive com o tempo nublado”, disse.

Já para as crianças os cuidados devem ser redobrados. “Devem evitar levar crianças menores de um ano a praia ou a piscina, mas se não tiver jeito mantenha o bebê na sombra, sempre protegido por chapéu de abas e roupas, de preferência aquelas que têm protetor solar na sua composição. Vale lembrar que o filtro solar só é recomendado para crianças acima de 6 meses e com fator de proteção no mínimo de 30”, lembra o médico.

Luiz Carlos ainda pede que os pais não deixem as crianças muito tempo ao sol. “Não se deve expor a criança muito tempo ao sol, principalmente no horário de 10h e 17h. Isso é devido aos efeitos nocivos de curto e longo prazo que a radiação pode causar tipo queimadura ou câncer de pele. Caso aconteça ardências na pele é necessário fazer compressa com água fria, hidratantes a base de água, roupas leves e arejadas”, explica.

Alguns sintomas de desidratação são vômitos ou diarreia. Nestes casos deve se fazer o uso de muito líquido. “Soro caseiro, água de coco, e muita água são os líquidos indicados, isso é importante tanto para hidratar como para não deixar a pele ressecada”, avisa. 

Outra dica muito importante para que os turistas e moradores possam curtir o verão sem que aconteça nenhuma tragédia é tomar cuidado na hora de entrar no mar.A Serra conta com 23 km de litoral e mesmo com a presença de 98 guarda-vidas nos locais mais frequentados, é preciso atenção.

A assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra não soube informar o número de casos de afogamentos até agora neste verão, disse que ainda está em levantamento. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) para saber como está a ocorrência de ações de crimes nas praias, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Renato Casagrande no Governo do Estado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por