Serra, 21 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 20 de Abril de 2018 às 9:27

Ferve o clima pelo controle da Câmara de Vereadores da Serra


Caldeira busca apoio para se reeleger presidente na Câmara de vereadores da Serra. Foto: Fábio Barcelos

Yuri Scardini / Eci Scardini

Diante das dúvidas sobre a data da eleição da Mesa Diretora e da real possibilidade de antecipação do pleito, marcado oficialmente para o dia dois de junho, vereadores da Serra iniciaram uma verdadeira corrida que tem como ponto de chegada o posto de presidente da Câmara. De um lado estão os aliados do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e de outros membros e apoiadores da atual Mesa, cujo presidente é Rodrigo Caldeira (Rede), hoje desafeto do prefeito. 

Sentado na cadeira de presidente contra a vontade do prefeito, Caldeira se sustenta no cargo graças a uma liminar judicial expedida pelo desembargador Robson Albanez, em março. 

De lá para cá, Caldeira vigia com olhos de lince toda a movimentação de seus desafetos no Judiciário. Para isso conta com a dedicação dos novos ocupantes dos principais cargos comissionados da Câmara, que segundo conversas de bastidores, teriam sido indicados por Marcos Madureira, que já foi deputado estadual e conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado.

Nos bastidores a confusão é grande. Ambos os grupos trabalhampara ganhar a eleição e para isso precisam de no mínimo 12 vereadores, que seria a maioria simples. Nos bastidores comenta-se que Caldeira já teria alcançado esse número, mas que a meta é chegar a 14, para ter uma ‘gordura’ caso haja traições. Conseguido isso, o próximo passo seria buscar mais dois vereadores, totalizando 16, o que possibilitaria uma manobra para convocar uma eleição surpresa. 

O ‘poder de convencimento’ de Caldeira seriam cargos comissionados e em terceirizadas que vereadores têm na estrutura administrativa da Câmara. Além da promessa de criar um grupo coeso e buscar mais espaço político junto ao prefeito. “Se ficar com ele os cargos são mantidos, se ficar contra ele os ocupantes dos cargos são exonerados”, frisa um vereador da oposição à Caldeira.

Aliado de Caldeira, Pastor Ailton (PSC) confirma a possibilidade de antecipar a eleição. “Pode acontecer antes. A eleição da Mesa deve ser tratada no momento certo. Temos certeza de que a chapa que tem Caldeira como presidente será vencedora. Mesmo sabendo que tem o dedo, o braço, o corpo inteiro do prefeito neste processo”, explicou.

A reportagem tentou contato com Marcos Madureira para comentar as informações mencionadas por vereadores, mas ele não foi localizado. Uma fonte próxima a Madureira negou que tenha ingerência dele na composição da equipe de Caldeira.

Rodrigo Caldeira não atendeu às ligações da reportagem para comentar o assunto. 

Vereadores que estariam com Caldeira Base aliada do prefeito
Pastor Ailton (PSC) Miguel da Policlínica (PTC)
Aécio Leite (PT) Guto Lorenzoni (Rede)
Nacib Haddad (PDT) Geraldinho PC (PDT)
Roberto Catirica (PHS) Cabo Porto (PSB)
Stefano Andrade (PHS) Xambinho (Rede)
Geraldinho Feu Rosa (PSB) Quélcia (PSC)
Luiz Carlos Moreira (MDB) Basílio da Saúde (Pros)
Cleuza Paixão (PMN) Adilson Novo Porto Canoa (PSL)
Rapozão (PSDB) Fábio Duarte (PDT)
Adriano Galinhão (PTC)  
Fabão (PSD) Dúvida
  Robinho Gari (PV)
  Wellington Alemão (DEM)



O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por