Feriadão com subida até as Três Marias e ao topo do Mestre Álvaro

Compartilhe:
O Mestre Álvaro possui várias fontes de água, não são potáveis, mas dá para dar uma boa refrescada. Foto: Guardiões do Mestre

Quer fazer uma agenda diferente no feriado? Aqui vai uma dica radical! Na quinta-feira (20), tem subida ecológica para o Mestre Álvaro. Não é até o topo, mas sim até as Três Marias. E essa aventura será diferente, pois é para ver o por do sol a 600 metros de altitude. À frente da iniciativa estão os Guardiões do Mestre. Mas quem preferir no domingo (23), tem subida até o topo do “Mestrão”, que possui 833 metros de altitude.

Para a subida da quinta (20), o local de encontro será em frente à igreja católica da Serra-Sede, às 13h30. A previsão de chegada às Três Marias é às 17h. A caminhada até o topo é de 2h30, com obstáculos naturais e inclinados e mata fechada. A descida ocorre por volta das 18h20, com chegada prevista às 20h, no restaurante Recanto Mestre Álvaro.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo Junior Nass, do Guardiões, a média total da caminhada com subida e descida é de nove quilômetros para as Três Marias. “Pedimos sempre que os participantes levem pelo menos 3 litros de água, repelente (por conta dos insetos que podem picar), alimentação e protetor solar. É importante, também, que quem vá use mochila, bota de trekking ou tênis usado, pois ajuda na mobilidade na hora da subida e da descida. No caso de uma descida à noite, não pode faltar a lanterna”, destaca.

O ativista também alerta. “Durante a atividade, existem riscos de torção por movimento inadequado ao caminhar ou queda em obstáculos, além de pequenas lesões e escoriações, que são inerentes à atividade”.

Já quem preferir se aventurar no domingo (23), a subida é até o topo da montanha e será pela trilha de Pitanga. O ponto de encontro está marcado para as 6h50 na pracinha do bairro. De lá, os trilheiros seguem rumo ao topo do monte.

Nas duas subidas, o valor simbólico para participar é de R$ 20, valor que é revertido pelos Guardiões para atividades como educação ambiental em escolas do município.

O dinheiro pode ser depositado previamente na Caixa Econômica Federal, conta poupança: 10992-0, Ag: 1208, Op: 013, Nome: Ricardo Monteiro ou no Banco Sicob, Ag: 3007, Conta: 971871, Ricardo Monteiro. Quem preferir, pode pagar na hora da subida também.

Mais informações: Junior Nass 27 99631-2337. As vagas para as subidas são limitadas, 30 por evento, e contam com acompanhamento de guias profissionais que conhecem as trilhas do Mestre Álvaro.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também