Quer fazer uma agenda diferente no feriado? Aqui vai uma dica radical! Na quinta-feira (20), tem subida ecológica para o Mestre Álvaro. Não é até o topo, mas sim até as Três Marias. E essa aventura será diferente, pois é para ver o por do sol a 600 metros de altitude. À frente da iniciativa estão os Guardiões do Mestre. Mas quem preferir no domingo (23), tem subida até o topo do “Mestrão”, que possui 833 metros de altitude.
Para a subida da quinta (20), o local de encontro será em frente à igreja católica da Serra-Sede, às 13h30. A previsão de chegada às Três Marias é às 17h. A caminhada até o topo é de 2h30, com obstáculos naturais e inclinados e mata fechada. A descida ocorre por volta das 18h20, com chegada prevista às 20h, no restaurante Recanto Mestre Álvaro.
Segundo Junior Nass, do Guardiões, a média total da caminhada com subida e descida é de nove quilômetros para as Três Marias. “Pedimos sempre que os participantes levem pelo menos 3 litros de água, repelente (por conta dos insetos que podem picar), alimentação e protetor solar. É importante, também, que quem vá use mochila, bota de trekking ou tênis usado, pois ajuda na mobilidade na hora da subida e da descida. No caso de uma descida à noite, não pode faltar a lanterna”, destaca.
O ativista também alerta. “Durante a atividade, existem riscos de torção por movimento inadequado ao caminhar ou queda em obstáculos, além de pequenas lesões e escoriações, que são inerentes à atividade”.
Já quem preferir se aventurar no domingo (23), a subida é até o topo da montanha e será pela trilha de Pitanga. O ponto de encontro está marcado para as 6h50 na pracinha do bairro. De lá, os trilheiros seguem rumo ao topo do monte.
Nas duas subidas, o valor simbólico para participar é de R$ 20, valor que é revertido pelos Guardiões para atividades como educação ambiental em escolas do município.
O dinheiro pode ser depositado previamente na Caixa Econômica Federal, conta poupança: 10992-0, Ag: 1208, Op: 013, Nome: Ricardo Monteiro ou no Banco Sicob, Ag: 3007, Conta: 971871, Ricardo Monteiro. Quem preferir, pode pagar na hora da subida também.
Mais informações: Junior Nass 27 99631-2337. As vagas para as subidas são limitadas, 30 por evento, e contam com acompanhamento de guias profissionais que conhecem as trilhas do Mestre Álvaro.